Guia de iniciação Central Dashboards Contabilidade Ativos Compras Inventário Vendas Conta Corrente Bancos Impostos Salários Cegid Docs Sistema Glossário Sugestões
Rose Accounting Services SaláriosAlterações ao ProcessamentoDeduções
SaláriosAlterações ao ProcessamentoDeduções
Deduções
Voltar | Lista de Artigos

Grupos de Englobamento

Última alteração a 28/05/2024
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Contabilista
Técnico de RH
Resp. de Vendas
Resp. de Compras
Financeiro
Configurador

Por imposição legal, é necessário isolar as remunerações em grupos distintos para o apuramento da taxa e do valor de retenção relativa ao IRS. Neste sentido, a funcionalidade Grupo de Englobamento permite agrupar as remunerações de acordo com o tipo de remuneração. 

Por exemplo, em Portugal os valores relativos às remunerações regulares devem ser separados do Subsídio de Férias e de Natal atuais e de anos anteriores, bem como as remunerações de anos anteriores que estão a ser agora regularizadas. Desta forma:

  • Grupo de englobamento 1: remunerações de Subsídio de Natal;
  • Grupo de englobamento 2: remunerações do Subsídio de Férias;
  • Grupo de englobamento 3: vencimento base. 

O Rose disponibiliza de base diferentes grupos de englobamento para que sejam associados nas remunerações sem englobamento (Remunerações Regulares, Subsídio de Férias, Subsídio de Natal e Extraordinário).

Deverá garantir que o número de grupos de englobamento criados no sistema é igual ao número de grupos de remunerações, assim como se este está associado em cada uma das remunerações criadas no sistema. 

Assim, a retenção é calculada de forma isolada por cada grupo de englobamento.

 Não é possível alterar o grupo de englobamento nas remunerações de sistema nem nas remunerações já consideradas num processamento.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Deduções Taxa de Retenção dos Subsídios em Duodécimos  Apuramento de IRS nas remunerações variáveis Deduções Grupos de Englobamento