Rose People Declarações OficiaisRelatórios Legais
Declarações OficiaisRelatórios Legais
Relatórios Legais
Voltar | Lista de Artigos

Classificação Portuguesa das Atividades Económicas

Última alteração a 21/11/2024
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Administrador
Resp. de Vendas
Contabilista
Resp. de Compras
Técnico de RH
Resp. de Vendas
Financeiro
Resp. de Compras
Financeiro
Configurador
Configurador

A Classificação Portuguesa de Atividades Económicas (CAE) é um sistema de códigos numéricos atribuídos às diversas atividades económicas em Portugal.

Esta classificação é fundamental para o correto registo das atividades económicas realizadas pelas empresas, permitindo a elaboração de estatísticas precisas sobre a economia portuguesa.

2024

A Deliberação n.º 1346/2024, de 16 de outubro, aprovou a nova Classificação Portuguesa das Atividades Económicas -Revisão 4 (CAE-Rev. 4) -, aplicável a partir de 01/01/2025.

De seguida, poderá consultar o enquadramento legal e a sua aplicabilidade no Rose:

Qual é o objetivo desta alteração?

Esta reclassificação tem como objetivo possibilitar uma classificação mais precisa e detalhada das atividades económicas, alinhando-se com as exigências atuais do mercado, resultantes da evolução tecnológica e económica.

Por outro lado, existe a necessidade de estabelecer normas aplicáveis à escala da União Europeia no âmbito da recolha, transmissão e publicação de estatísticas nacionais e da União Europeia, assegurando o bom funcionamento do mercado único.

Tal irá garantir dados estatísticos fiáveis e comparáveis para empresas, instituições financeiras, administrações públicas e outros operadores do mercado único, permitindo que as empresas avaliem a sua competitividade e que as instituições da União Europeia previnam distorções da concorrência.

Quando entra em vigor?

Esta alteração dos CAE entra em vigor a 01/01/2025.

O que fazer?

Face a estas alterações, as empresas são obrigadas a preencher o Inquérito para Reclassificação das Atividades Económicas (CAE Rev.3 para CAE Rev.4) junto do Instituto Nacional de Estatística (INE) até 30/11/2024.

Para preencher o IRCAE, é necessário efetuar a autenticação via portal da Autoridade Tributária para confirmar ou alterar a atividade económica de acordo com a nova classificação.

A partir de 2025, as CAE Rev.4 indicadas neste inquérito serão automaticamente atualizadas nos registos oficiais da Autoridade Tributária, Instituto Nacional de Estatística e Instituto dos Registos e Notariado e refletidas em todas as interações com estas entidades.

Para facilitar a reclassificação, está disponível a Tabela de Equivalência entre a CAE-Rev.3 e a CAE-Rev.4. Aqui, é possível consultar todas as diferenças entre versões, estando estas identificadas da seguinte forma:

  • Amarelo: alteração do código;
  • Vermelho: alteração da designação;
  • Verde: alteração ao código e designação do CAE.

Quais são as novas designações?

A Classificação Internacional Tipo de Atividades das Nações Unidas (CITA-Rev.4) e a Classificação de Atividades Económicas da União Europeia (NACE-Rev.2) serão substituídas a partir de 01/01/2025 pelas seguintes novas versões (respetivamente):

  • CITA-Rev.5
  • NACERev.2.1.

Em Portugal, a Classificação Portuguesa das Atividades Económicas - CAE-Rev.3 -, em vigor desde 2008, será substituída pela CAE Rev.4.

Qual CAE devo utilizar nas declarações relativas a 2024?

De acordo com a resposta do Instituto Nacional de Estatística (INE):

  • se estiver a enviar dados relativos ao ano 2025 para uma determinada operação estatística, que não tenha derrogação de prazo, deverá responder com as subclasses da CAE-Rev.4 (equivalentes à NACE-Rev.2.1) – CAEs novos;
  • no caso de declarações relativas a 2024 e entregues em 2025, como é caso da IES, o ano dos dados corresponde 2024. Por isso, quando se entregar em 2025 a IES relativa a 2024, as subclasses a utilizar são as da CAE-Rev.3 (CAES antigos).

A base integrada de unidades económicas do INE irá ser reclassificada para a CAE-Rev.4, mantendo a CAE-Rev.3, ficando assim as unidades (pessoas singulares e coletivas) nela incluídas com dupla codificação, tal como aconteceu na revisão anterior.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Relatório de Dedução Relatório Único Mapeamento de Entidades para o Relatório Único Relatório de Dedução Relatório Único