Última alteração a 18/01/2024
No horário, são definidos os dias trabalháveis no contexto semanal e o número de horas diárias previstas de trabalho em cada um dos dias de atividade. Para espelhar todas as necessidades da organização, é possível configurar diferentes horários e associá-los a vários contratos.
Associar Horários
Um contrato de trabalho poderá estar associado a diferentes horários em períodos distintos e, ao longo da sua execução, pode sofrer alterações na carga horária ou nos dias de inatividade/descanso.
Por exemplo, um contrato com 20h semanais distribuídas de segunda a sexta pode passar para um horário de 25 horas semanais distribuídas de terça a sábado.
Para gerir estas situações, é possível associar a cada contrato vários horários em diferentes períodos de acordo com as seguintes regras:
- No contrato, não pode existir sobreposição de horários no mesmo período (total ou parcialmente). Ou seja, não poderá associar um horário a um contrato num período para o qual já esteja definido outro horário;
- É recomendável que os horários sejam sempre contínuos para evitar qualquer impacto no processamento salarial pela existência de períodos sem horário associado. Assim, se o horário A tem como data final 31 de agosto, o horário B deverá iniciar a dia 1 de setembro;
- Não é possível atribuir ou alterar horários relativos a contratos com períodos fechados;
- Sempre que adicionar um horário diferente ou alterar o horário associado a um contrato com períodos abertos, o sistema irá recalcular automaticamente os processamentos dos períodos em que o horário se aplique.
Para associar um horário a um contrato, siga os seguintes passos:
- Aceder a Contratos | Gestão de Contratos | Horários;
- Clicar em Criar;
- Selecionar a opção Sobreposição do Horário para que as configurações do horário sejam respeitadas em caso de conflito com o calendário. Por exemplo, se no calendário um dia está indicado como inativo, mas no horário possuir horas trabalháveis, o sistema irá respeitar as configurações do horário;
- Selecionar o Contrato e o Horário que pretende associar;
- Definir o período de aplicação do horário nos campos Data Inicial e a Data Final;
Nota: Ao associar o horário a um contrato, a data de início do horário irá corresponder à data de admissão;
- Por fim, clicar em Guardar e Novo.
Após associar um horário a um contrato, não poderá realizar nenhuma alteração para evitar erros entre os processamentos e os horários.
Definir Dias de Inatividade
Os períodos de inatividade são diferentes consoante a tipo de negócio, o ano civil e a região. Para adaptar o Rose às necessidades específicas de cada empresa, o configurador poderá registar todos os períodos de inatividade, nomeadamente:
- Definir os dias não trabalháveis;
- Tipificar os feriados, ou seja, se são feriados fixos ou móveis (por exemplo, o feriado da Páscoa);
- Definir os feriados regionais e/ou locais.
Nota: Estão disponíveis de base todos os feriados nacionais.
Os dias de inatividade comuns a todos os colaboradores de uma empresa devem ser definidos nos Parâmetros de Salários ou ao criar os contratos na área Dados de Processamento. De salientar que:
- se alterar os dias de inatividade no contrato, o sistema irá reprocessar automaticamente os períodos no estado Aberto, contudo, os períodos fechados não serão recalculados;
- se o configurador adicionar dias de inatividade nos Parâmetros de Salários, os contratos com esses dias associados não serão reprocessados automaticamente. Caso seja necessário, deverá reprocessar o período.
Para apurar a folha de presenças de cada contrato e determinar os dias de inatividade de um período, são analisados os dias de inatividade em função do horário associado ao contrato, os dias de inatividade definidos nos Parâmetros de Salários e os dias não trabalháveis indicados no contrato (que sejam diferentes dos dias de inatividade da empresa).
Guardar ou partilhar este artigo
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!