Rose People SaláriosIntegração com a Contabilidade e Tesouraria/Bancos
SaláriosIntegração com a Contabilidade e Tesouraria/Bancos
Integração com a Contabilidade e Tesouraria/Bancos

Integração com a Contabilidade e Tesouraria/Bancos

Última alteração a 13/10/2022
Este artigo é aplicável a:
Administrador
Técnico de RH
Assistente de RH
Configurador

Todos os valores associados ao processamento salarial devem ser integrados na Contabilidade para garantir a correta contabilização desses valores e, desta forma, controlar a saúde financeira da organização.

Como o Rose People está disponível em versão Standalone (utilizado de forma individual e independente), é possível gerir toda a área de payroll a de Recursos Humanos no People e tratar outras áreas da empresa como Contabilidade, Tesouraria ou Vendas com outras soluções externas.

Deste modo, é possível exportar os dados do processamento salarial do People para integrá-los na Contabilidade e na Tesouraria/Bancos de outras soluções, assim como gerar e enviar os Ficheiros Bancários às Instituições Bancárias, operacionalizando as ordens de transferência e procedendo ao respetivo pagamento.

Esta operação destina-se apenas a integrações com softwares externos à Primavera. Por isso, caso utilize o Rose Business Management, não deverá seguir estes passos.

Transferir Dados de Integração

Para integrar os valores salariais na Contabilidade e na Tesouraria/Bancos, é necessário transferir um ficheiro com os dados do processamento.

Neste ficheiro está disponível tanto a informação contabilística como os dados relativos ao método de pagamento que irão auxiliar a integração de valores na Contabilidade e a criação de pendentes na Tesouraria/Bancos. 

Recomendamos que apenas gere este ficheiro após a respetiva Folha de Pagamento estar no estado Fechado, para garantir que não existem diferenças entre o que está na Folha e o que será integrado através deste ficheiro. 

Para gerar o ficheiro com os dados necessários para a integração na Contabilidade, siga os seguintes passos: 

  1. Aceder a Salários | Pagamentos | Pagamentos; 
  2. Selecionar a Folha de Pagamento pretendida; 
  3. No botão "...", clicar na opção Transferir Dados de Integração; 
  4. Validar o ficheiro apresentado e guardá-lo.

A descodificação das contas está de acordo com a configuração dos Perfis de Lançamento. Por isso, é necessário garantir que as contas e os respetivos Perfis de Lançamentos estão criados e configurados. 

Gerar Ficheiros Bancários

Os valores salariais auferidos pelos colaboradores são, na maioria dos casos, pagos por transferência bancária. Neste sentido, é necessário criar os ficheiros com as ordens de pagamento para as Instituições Bancárias. 

No Rose, os valores são agrupados por contrato e IBAN. Por exemplo, um colaborador com dois contratos ativos e dois recibos distintos. Ao gerar o ficheiro bancário relativo às Folhas de Pagamento onde constam esses recibos, a aplicação:

  • agrupa os valores numa única linha no ficheiro se o contrato e o IBAN forem os mesmos;
  • gera duas linhas no ficheiro se o contrato é o mesmo mas o IBAN é diferente.

Caso existam linhas com valor negativo, é apresentada uma mensagem de erro ao tentar gerar o ficheiro.

Para gerar os ficheiros bancários, siga os seguintes passos

  1. Aceder a Salários | Pagamentos | Criar Ficheiro de Pagamento; 
  2. Na área Parâmetros, indicar a Conta Bancária da organização a partir da qual vão ser pagos os valores;
  3. Selecionar a Forma de Pagamento em que pretende gerar o ficheiro de pagamento. Salientamos que apenas serão apresentadas as formas de pagamento configuradas para permitir pagamentos em lote;
  4. Validar a Data de Transferência que, por predefinição, é a data atual;
  5. Filtrar os dados pelo Período Inicial e Final dos recibos que pretende incluir no ficheiro de transferência bancária;
  6. Filtrar por um pagamento específico relativamente ao qual quer dar ordem de transferência (por exemplo, pagar antecipadamente ou pagar um encerramento de contas por fim de contrato). Ao utilizar este filtro, apenas serão apresentados os recibos incluídos nessa Folha de pagamento;
  7. Indicar se pretende incluir movimentos com valores negativos; 
    Nota: Só são apresentados os ficheiros que não estão associados a ficheiros bancários;
  8. Clicar em Aplicar;
  9. Na grelha, selecionar os recibos que pretende incluir no ficheiro; 
  10. Clicar na opção Gerar Ficheiro. A aplicação irá validar se o valor agrupado final a transferir é negativo e, caso seja, será alertado e não poderá prosseguir com a operação; 
  11. Clicar em Transferir Ficheiro;
  12. Guardar o ficheiro e proceder ao respetivo envio para a Instituição Bancária de acordo com os procedimentos habituais. 

Poderá consultar todos os ficheiros bancários gerados em Salários | Pagamentos | Ficheiros de Pagamento. Ao selecionar um ficheiro, poderá transferi-lo ou eliminá-lo.

Salientamos que caso elimine o ficheiro, todos os recibos incluídos e a Folha de Pagamento ficam novamente disponíveis para associar posteriormente a outros ficheiros bancários.  

Excluir Recibos dos Ficheiros de Pagamento

Em determinadas situações, pode ser importante não incluir os valores associados aos recibos de vencimento no ficheiro de pagamento/ficheiro bancário. 

Por exemplo, se os valores do processamento foram pagos em numerário ou em cheque. Neste cenário, como o pagamento não é realizado através de uma transferência bancária, esses valores não devem ser incluídos nos ficheiros de pagamento/ficheiros bancários.

Para saber como excluir valores associados aos recibos de vencimento, sugere-se a consulta do artigo Recibos do Colaborador.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.

Faça login para deixar a sua opinião.

Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Integração com a Contabilidade e Tesouraria/Bancos