Eticadata GabinetesTabelas
GabinetesTabelas
Tabelas
Voltar | Lista de Artigos

Edição de Tarefas

Última alteração a 16/02/2023
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Esta janela permite a edição de tarefas de um gabinete de contabilidade.

O acesso a esta janela é efetuado a partir do menu Base\Tabelas\Gabinetes\Tarefas ou, alternativamente, a partir do menu Gabinetes\Tarefas.

Para abrir a janela de Edição de Tarefas, selecione um registo da grelha e, de seguida, pressione o botão "Editar" ou faça duplo clique sobre o registo selecionado.

Os campos de Código e Descrição são, respetivamente, campos numérico e alfanumérico, admitindo um máximo de 9 dígitos e 40 caracteres.

O campo Código reserva o intervalo de valores entre 1 e 999 para registos internos que deverão representar tarefas genericamente efetuadas por Gabinetes, sendo impeditiva a criação de uma nova tarefa com um código presente no intervalo referido.

O campo Inativo permite inativar uma tarefa, sendo que a mesma não será considerada na criação de novas tarefas a executar.

São disponibilizados três separadores:

Separador Geral

É composto pelos seguintes campos:

Genéricos  
Periodicidade

Permite definir a periodicidade da realização da tarefa. Poderá escolher uma periodicidade Mensal (tem como meses de referência por defeito todos os meses do ano civil), Trimestral (tem como meses de referência por defeito março, junho, setembro e dezembro), Semestral (tem como meses de referência por defeito junho e dezembro), Anual (tem como meses de referência por defeito todos os meses do ano civil) ou Pontual (sem mês de referência por defeito).

Nota: Esta definição de periodicidade é passível de ser sobreposta pela definição de periodicidade presente nas janelas de Configuração de Tarefas p/ Cliente e Configuração de Tarefas p/ Tarefa.

Grupo de Tarefa Permite escolher um grupo de tarefas à qual a mesma pertence.
Responsável Representa o utilizador responsável por desempenhar a tarefa (para todo o Gabinete, ou para todos os clientes subscritores desta tarefa que não sobreponham um valor na sua configuração de tarefa específica). Este campo também pode ser sobreposto nas janelas de Configuração de Tarefas p/ Cliente e Configuração das Tarefas p/ Tarefa. No caso de não ser definido, a tarefa fica sem responsável atribuído e pode ser iniciada por qualquer um dos utilizadores presentes no separador Utilizadores.
Portal/Ação

Permite escolher um portal de terceiros por onde serão efetuadas as comunicações necessárias à tarefa em questão.

Apuro de Valores

Permite escolher um registo de apuro de valores a usar posteriormente no apuramento dos valores para a tarefa.

Tipo de Anexo

Permite definir o tipo de anexo referente à anexação de documentos relativos à tarefa.

Nota: Este campo apenas deve ser preenchido para sobrepor o valor presente em Admin > Abrir Empresa e Exercício > Editar Empresa > Gabinetes > Tipo de Anexo.

Situação do Anexo

Permite definir uma situação do anexo referente à anexação de documentos relativos à tarefa.

Nota: Este campo apenas deve ser preenchido para sobrepor o valor presente em Admin > Abrir Empresa e Exercício > Editar Empresa > Gabinetes > Situação.

Não concorre para avença

Indica se o valor apurado para a tarefa não é extra avença. Apenas para tarefas pontuais.

Data de Início

Número de dias até a data limite em que a tarefa deve começar a ser preparada. Caso a periodicidade seja Pontual, admite o valor zero neste campo e nos 1º e 2º níveis de aviso. Senão, o valor tem de ser positivo e existir uma ordem descendente entre estes três campos.

1º Nível de Aviso

Número de dias úteis até a data limite em que a tarefa entra no primeiro nível de alerta (Amarelo). Para tarefas com periodicidade não pontual tem de ser um valor inferior ao campo Data de Início. Para as pontuais, admite o valor zero apenas se o 1º e o 2º nível de alerta o forem em simultâneo.

2º Nível de Aviso

Número de dias úteis até a data limite em que a tarefa entra no segundo nível de alerta (Laranja). Para tarefas não pontuais tem de ser um valor inferior ao campo 1º Nível de Aviso, não se verificando para as tarefas pontuais se ambos os valores forem zero.

Ordem

Valor numérico de referência para ordenação em Mapas ou Dashboards. Admite valores no intervalo de 0 a 999.

Datas limite  
Dia

Dia do mês de referência para a tarefa. Pode escolher valores desde o "Dia 1" até ao "Dia 28" e "Útl. Dia Mês" (podendo estes dois últimos coincidir no mês de fevereiro).

Mês

Mês de referência para a tarefa. Apresentará valores diferentes conforme a periodicidade escolhida. Para a periodicidade Mensal, admite os valores "Próprio Mês", "Mês Seguinte", "+2 Meses" e "+3 Meses". Para a periodicidade Trimestral e Semestral, admite todos os valores da periodicidade mensal acrescendo "-1 Mês", "-2 Meses" e "-3 Meses". Para a periodicidade Anual, admite os meses do ano civil de janeiro a dezembro e, para a periodicidade Pontual, encontra-se bloqueado, não admitindo preenchimento de valores.

Ano

Apenas disponível para periodicidade Anual. Apresentará os valores "Próprio Ano" e "Ano Seguinte".

Pagamento

Número de dias após a data limite em que deve ser feito o pagamento da tarefa.

Dia útil seguinte

Caso a data limite calculada coincida com um dia não útil (sábado, domingo ou feriado), irá transpor a mesma para o próximo dia útil.

Nota: São considerados os feriados gerais, isto é, que não tenham nenhum estabelecimento associado, de forma a não considerar feriados municipais.

Respeita férias fiscais

Caso a data limite calculada (já considerando o dia útil seguinte se piscado) coincida com o intervalo de férias fiscais, irá transpor a mesma para o último dia do período de férias definido em Admin > Abrir Empresa e Exercício > Editar Empresa > Gabinetes > Férias Fiscais.

Gestão de tempo  
Gestão manual de tempo

Indica se a tarefa faz gestão de tempo manual (é pedido ao utilizador um tempo de execução na conclusão da mesma). Tem de ser combinada com a configuração correspondente em Admin > Abrir Empresa e Exercício > Editar Empresa > Gabinetes > Recolha manual de tempos de tarefa.

Compensação de tempo do sistema

Indica se a tarefa compensa o tempo apurado pelo sistema. Se o gabinete fizer registo automático do tempo (configurável em Admin > Abrir Empresa e Exercício > Editar Empresa > Gabinetes > Recolha automática de tempos), o tempo desta tarefa compensa o tempo do sistema. Serve essencialmente para compensar tempos em que o utilizador esteja ausente do sistema, mas a efetuar outras tarefas da empresa. Apenas disponível para tarefas de periodicidade Pontual.

Notificações  
Notificações p/ Email

Apenas disponível para tarefas com periodicidade diferente de Pontual. Indica se esta tarefa entra no controlo de notificações por email que o gabinete envia ao cliente (no processo de notificações manual), aquando da conclusão das tarefas.

Notificações para Limite de Pagamento

Apenas disponível para tarefas com periodicidade diferente de Pontual. Se o gabinete quiser notificar os clientes por SMS ou email sobre a aproximação da data limite de pagamento da tarefa, recorrendo a um modelo de CRM de envio de SMS ou email.

É efetuada a sincronização destas informações com o modelo CRM criado para a notificação em questão, sendo o mesmo Criado/Apagado/Inativado/Alterado, em conformidade com as alterações notadas nestes campos.

É composto pelos seguintes campos:

Tipo

Indica o tipo de envio de notificações sobre a data limite de pagamento. Admite os tipos SMS (por defeito) e Email.

Assunto

Apenas disponível para o tipo de envio por email. Permite definir o assunto do email a enviar ao cliente.

Mensagem

Permite definir o corpo da mensagem do SMS ou do email a enviar ao cliente.

Antecedência - Dias

Valor numérico, que representa o número de dias anteriores à data limite de pagamento da tarefa para enviar a notificação.

Antecedência - Horas

Permite definir a que horas deverá ser enviada a notificação sobre o pagamento da tarefa.

Separador Utilizadores

Permite listar os utilizadores e grupos de utilizadores passíveis de desempenhar a tarefa. Esta listagem é verificada no acesso a tarefas, na janela As Minhas Tarefas.

Nota: Esta definição de utilizadores é passível de ser sobreposta pela definição de utilizadores presente nas janelas de Configuração de Tarefas p/ Cliente e Configuração das Tarefas p/ Tarefa. Caso não seja definida qualquer listagem de utilizadores na Tarefa nem nas Configurações de Tarefas, é assumido um acesso válido para qualquer utilizador (continua, ainda assim, a verificar a listagem de Utilizadores com Acesso, na janela Informação do cliente, acessível na ribbon a partir de Gabinetes\Informação de Cliente\Editar (botão da linha de Cliente)).

Separador Observações

Inclui um único campo, textual, no qual poderão ser notadas observações sobre a tarefa.

Separador Campos Adicionais

Este separador apresenta os campos adicionais definidos para as tarefas.

Nota: Dependente de módulo de Customização.

Botões da Ribbon

Configuração de Tarefas p/ Tarefa

Permite navegar para a janela configuração das Tarefas p/ Tarefa, posicionando-se no registo relativo à tarefa em questão.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Informação do cliente Edição de Grupos de Tarefas Edição de Apuro de Valores Edição de Tarefas Informação do cliente