Plataforma CRM Armazéns Compras Vendas Produção Projetos Finanças SAT Configuração Integrações Transversais
XRP Enterprise VendasConfiguração
VendasConfiguração
Configuração
Voltar | Lista de Artigos

Integração com e-commerce Prestashop

Última alteração a 07/02/2024
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

O Prestashop permite incorporar um novo canal de vendas no negócio, sem necessidade de duplicar ou repetir a informação, de uma forma fácil poderá ter ou melhorar a sua presença na Internet, aumentando a sua receita.

Atualmente, um dos canais em que a maioria das vendas está a aumentar é a Internet. Permite que os clientes realizem as suas encomendas a partir de qualquer lugar, dispositivo e a qualquer horaFacilitar a gestão das vendas através deste canal beneficia e ajuda a melhorar a excelência empresarial.

Independentemente da atividade, as encomendas são recebidas por telefone, e-mail ou através de outros canais, com o Prestashop, o cliente recebe um canal de entrada fácil, confortável e familiar, que permite poupar tempo e dinheiro, uma vez que a encomenda é introduzida pelo próprio cliente.

Para além de modernizar ou ter presença na Internet, nos casos em que não tenha, permite melhorar o negócio com um novo canal de vendas. Não se trata apenas de venda na loja online, pois pode encaminhar os seus clientes para encomendas repetidas; mesmo que atividade não seja a distribuição, mas o fabrico, por exemplo, os seus clientes podem encomendar peças sobressalentes ou consumíveis desta forma.

Funcionamento

Antes de mais, deve criar um novo artigo na aplicação e incorporá-lo no Prestashop.

No comércio eletrónico, as imagens são fundamentais, pois são a única forma de os clientes verem e apreciarem a sua oferta. Assim, o novo artigo deve ter uma série de imagens que são guardadas e mantidas a partir da aplicação.

Depois de criar o artigo, este deve ser sincronizado com o Prestashop e ficar imediatamente disponível na web.

Como o artigo é novo, mas ainda não está em stock, deve ser criada uma entrada na aplicação e o artigo deve ser novamente sincronizado; o stock é atualizado automaticamente no Prestashop.

Quando um cliente encomenda um artigo no Prestashop, no momento de finalizar a venda, o módulo de integração transfere automaticamente esta encomenda para a aplicação, para o Gestor de encomendas de comércio eletrónico.

Aqui, é possível rever os dados da encomenda e, uma vez verificados, fazer a transferência para uma encomenda definitiva.

Perguntas frequentes

Ao clicar em cada grupo, pode consultar as respostas às perguntas frequentes:

1. Que licença é necessária para utilizar o módulo de integração?

O módulo funciona com os novos pacotes de transações. Cada pacote é composto por um número de linhas de encomenda, que vão sendo consumidas à medida que as encomendas provenientes do Prestashop vão entrando na aplicação.

Os pacotes a contratar são em blocos de 25 000, sendo o pacote básico de 25 000 linhas de encomenda e podendo chegar às 150 000.

2. Que informação é integrada entre a aplicação e o Prestashop?

Informação que é transferida da aplicação para o Prestashop:

  • Artigos. Tanto informações sobre os artigos, como imagens, preços, tarifas avançadas e stocks.
  • Stocks. Processo desacompanhado de atualização periódica do stock no Prestashop. Também pode ser atualizado manualmente, artigo a artigo.
  • Clientes: Possibilidade de carregar para o Prestashop os clientes existentes na aplicação.

Informação do Prestashop para a aplicação:

  • Encomendas. Todas as encomendas efetuadas na web são recebidas na aplicação como um novo Pedido de comércio eletrónico.
  • Clientes. Os novos clientes que efetuem compras na web serão registados na aplicação do processamento do Pedido de comércio eletrónico.

3. As encomendas efetuadas na web são integradas diretamente na aplicação como encomendas de venda?

Não. As encomendas da web chegam ao Gestor de encomendas de comércio eletrónico. Este gestor é encarregado de receber a informação de encomenda da web, efetua as validações necessárias e, finalmente, processa a encomenda gerando uma encomenda de venda.

4. É possível modificar as chamadas efetuadas pela norma para a integração?

É possível personalizar as chamadas para os serviços web que integram informação da aplicação para o Prestashop. A informação recebida do Prestashop para a aplicação não pode ser modificada.
Desde a definição do ponto de ligação associado ao Prestashop, cada um dos recursos permite a execução de um script antes e depois da chamada para o serviço.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Como ativar o IRS nas faturas de venda? Como os endereços provenientes da Prestashop são sincronizados? Ferramenta de conceção de documentos comerciais Informação adicional decorrente da alteração do exercício Documentos