Plataforma CRM Armazéns Compras Vendas Produção Projetos Finanças SAT Configuração Integrações Transversais
XRP Enterprise PlataformaAdministração
PlataformaAdministração
Administração
Voltar | Lista de Artigos

Assinatura de documentos PDF

Última alteração a 30/05/2024
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Conceitos básicos

A assinatura digital de ficheiros PDF está disponível através da integração do Cegid com o VIDsigner.

Para a integração do VIDsigner e do Cegid está disponível uma API que pode ser integrada com qualquer um dos produtos Cegid. E como se verá em UI um administrador pode aceder ao Configurador e à Consola.

É possível a assinatura remota (VIDremote) e a assinatura centralizada (VIDmobile). Um documento pode ser assinado por vários signatários; podendo ser combinados diferentes tipos de assinatura. Em função das necessidades, alguns signatários podem assinar com o VIDremote e outros com o VIDmobile.

No caso do VIDremote, é possível um processo de aprovação de um documento PDF com assinatura por evidência através de um computador portátil, tablet ou smartphone, no qual é guardado um vestígio de todo o processo de assinatura. Para garantir a identidade do signatário, é utilizada uma dupla validação por correio eletrónico e OTP (One Time Password) no smartphone.

Para cenários que exigem que as assinaturas sejam recolhidas por utilizadores registados com certificados centralizados, o VIDmobile permite que os utilizadores consultem os documentos a assinar num navegador ou numa aplicação para smartphone e dá-lhes a possibilidade de os assinarem introduzindo um código PIN. O código PIN ativa um certificado digital armazenado na nuvem, que é utilizado para assinar os documentos pendentes.

Configuração

São permitidas várias configurações, definindo os parâmetros necessários para gerar e enviar os documentos a assinar.

Um administrador pode configurar o acesso a partir de UI, acedendo a SistemaAdministração e Assinatura digital; abrindo Configuração do VIDsigner. Acede à gestão de ambientes de assinatura.

Selecione um nome de ambiente; onde estão agrupadas as informações necessárias para aceder aos serviços de assinatura remota VIDsigner:

  • Subscrição O nome da subscrição.
  • Palavra-passe A palavra-passe de acesso à subscrição.
  • URL O URL de acesso.

Com as seguintes ações interessantes:

  • Verificar Para validar o acesso ao servidor de assinaturas com os dados do ambiente.

Normalmente, são necessários dois ambientes. Um para acesso à pré-produção e outro para acesso à produção.

Estado das assinaturas

Um administrador pode controlar as assinaturas dos documentos. Para o efeito, dispõe de uma consola de acompanhamento dos documentos enviados para assinatura. A partir de UI, aceda a SistemaAdministração e Assinatura digital; abrindo Estado das assinaturas.

Com as seguintes ações interessantes:

  • Atualizar Para atualizar o estado de um pedido de assinatura enviado. Se a assinatura já tiver sido concluída, o documento assinado e o comprovativo, se existir, são descarregados.
  • Cancelar a assinatura Para cancelar o pedido de assinatura e deixá-lo no estado Cancelado.
  • Ver comprovativo Para ver o comprovativo do pedido completado. Pode não haver comprovativo, consoante o tipo de assinatura e os signatários.

Quem assina?

No caso da assinatura remota ou do VIDremote, é necessário:

  • O documento PDF que temos de assinar e onde se encontra.
  • O acesso ao servidor de assinatura.
  • As pessoas que assinam; os signatários.
  • Onde a assinatura é posicionada no documento.
  • A mensagem de e-mail recebida pelo signatário é personalizada; o assunto e o corpo do e-mail.

Como assina um utilizador?

No caso da assinatura remota ou VIDremote, o processo é o seguinte:

  • Um remetente envia um documento PDF a um destinatário.
  • O destinatário recebe um e-mail com uma ligação para aceder ao documento.
  • Antes de o conteúdo do documento poder ser visualizado, é utilizado um segundo fator de autenticação, que consiste no envio de um código OTP para o telemóvel do destinatário. Uma vez validado este código OTP, o destinatário poderá visualizar e descarregar o documento.
  • O destinatário pode assinar ou rejeitar o documento.
  • É gerado um relatório com todas as provas do processo, bem como o documento original. O processo é acompanhado por uma série de evidências que permitem ao remetente conhecer o estado da entrega em qualquer altura.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Business Navigator Modelo organizacional Ferramentas de gestão da autorização de recursos Gestão da auditoria Auditoria das alterações aos registos