Plataforma CRM Armazéns Compras Vendas Produção Projetos Finanças SAT Configuração Integrações Transversais
XRP Enterprise FinançasConfiguraçãoLançamentos
FinançasConfiguraçãoLançamentos
Lançamentos
Voltar | Lista de Artigos

Como aplicar condições nos modelos de lançamentos

Última alteração a 29/04/2024
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Conceitos básicos

Os modelos que são utilizados para gerar lançamentos contabilísticos automaticamente a partir de outros processos podem exigir a utilização de condições associadas a cada uma das linhas do modelo.

A utilização das condições permite o estabelecimento de critérios que fazem com que uma linha seja incluída ou não no lançamento a gerar, com base nas informações contidas no conjunto de registos de origem.

As linhas sem uma condição são sempre geradas no lançamento resultante. Por outro lado, as linhas condicionais só são geradas se satisfizerem a condição especificada.

Quais os passos a passos

A partir da estrutura de um modelo, selecione cada uma das linhas em que pretende definir uma condição.

Regra geral, importa destacar o seguinte:

  • A condição indicada num nível superior aplica-se a todas as linhas de nível inferior, por exemplo, uma condição numa parte aplica-se a todas as linhas e sublinhas dependentes.

Para cada linha a condicionar, deve indicar-se:

  • os dados sobre os quais a condição é definida no campo Origem,
  • o operador a utilizar para avaliar a condição,
  • o valor, se a avaliação for sobre um valor, no campo Valor,
  • se a avaliação for sobre outros dados, estes devem ser indicados no campo Destino.

Por exemplo, para usar a condição de que uma linha do modelo seja aplicada, se Tipo de linha for igual a 100. O efeito desta condição é que a linha atual só é gerada no lançamento resultante para os registos de origem cujo campo Tipo de linha tenha o valor 100.

  • No campo Origem, selecione Tipo de linha
  • No campo Operador, selecione Igual ao valor
  • No campo Valor, indique 100
  • .

Além disso...

Existem três opções possíveis para cada uma das linhas:

  • Formato com acumulação. Ao assinalar esta opção, a linha atual funciona como uma acumulação de todos os registos lidos, efetuando a rutura no momento em que qualquer um dos dados de uma linha considerada como rutura se altera. Estes campos são: EntidadeClassificadorContaConta do razãoReferência de documento e Tipo de documento.
  • Formato com rutura. Ao assinalar esta opção, a linha atual só é gerada no momento de uma rutura causada por uma alteração no valor de qualquer um dos dados acima referidos. Neste caso, os montantes não são acumulados, aparecem simplesmente com os valores do registo que causou a rutura.
  • Cancelamento de conta corrente. Esta opção só está disponível para linhas ao nível da conta corrente e permite indicar que o detalhe atual é o que desencadeia o cancelamento da conta corrente do registo associado de acordo com a referência. Ou seja, deve ser assinalada no caso de estar a ser efetuado o pagamento ou o cancelamento de outro registo de conta corrente, por exemplo, na contabilização de remessas ou recebimentos/pagamentos manuais.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Assistente de atributos Assistente de modelos Exportação de modelos, rascunhos e formatos Importação de modelos, rascunhos e formatos Parâmetros de contabilização a partir de um ficheiro