Última alteração a 29/11/2024
Conceitos básicos
Os lotes permitem o controlo separado das unidades de um artigo que têm características diferentes que tornam necessário tratá-las de forma diferente.
Seguem-se exemplos de artigos em que recomendamos o controlo por lotes:
- Artigos perecíveis cujo lote tem uma data de validade associada.
- Artigos fabricados com diferenças em cada ordem de produção que não permitem a mistura do produto final, por exemplo, cerâmica ou tintas.
- Artigos têxteis em que, consoante o fabrico, a cor tem tonalidades ligeiramente diferentes.
- Artigos em geral que têm um lote associado para garantir a rastreabilidade, por exemplo, artigos alimentares e farmacêuticos.
É possível indicar, para cada artigo, se a gestão é feita por lotes, ou não. Se for esse o caso, as existências têm obrigatoriamente de ser discriminadas por lote e este terá de ser indicado em qualquer ação realizada sobre o artigo.
As existências são diferenciadas para cada armazém, artigo e lote. Um lote pode estar repartido por mais do que um armazém.
Que passos seguir
Controlar as existências de um artigo por lotes:
- Verifique se a gestão de lotes está ativada na empresa. No ponto Configuração | Empresas | Modificação de parâmetros de empresa, dentro do grupo Gestão de existências, a caixa Gestão de lotes deve estar assinalada.
- Indicar no artigo em questão que as suas existências são geridas por lotes. Na ficha do artigo, em Armazéns (Avançado) | Artigos, no grupo Dados gerais, deve marcar a caixa Gestão de lotes.
Utilizar os números de lote:
- Pode definir os lotes a partir de Armazéns (Avançado) | Artigos | Lotes ou criá-los ao mesmo tempo que efetua a entrada de mercadorias no armazém.
- Um lote pode ter dados associados, incluindo a data de fabrico, a data de validade, o fornecedor, etc. É possível introduzir estes dados e modificá-los a partir da ficha do lote.
- Opcionalmente, é possível indicar lotes tanto nas ordens de compra como nas ordens de venda. Se não forem indicadas nestes pontos, devem ser indicadas nos processos subsequentes de receção ou envio.
- Nos artigos com gestão de lotes, todas as operações que tenham um movimento de armazém associado necessitam do número de lote.
- Quando é solicitado um lote, pode introduzi-lo diretamente ou pesquisar os lotes existentes utilizando as opções de pesquisa habituais.
- Os inventários dos artigos sujeitos a controlo de lotes são efetuados lote a lote.
Guardar ou partilhar este artigo