Plataforma CRM Armazéns Compras Vendas Produção Projetos Finanças SAT Configuração Integrações Transversais
XRP Enterprise ArmazénsArmazéns e Existências
ArmazénsArmazéns e Existências
Armazéns e Existências
Voltar | Lista de Artigos

Localizações

Última alteração a 29/11/2024
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Um armazém tem localizações quando é possível dividi-lo em espaços específicos, nos quais os artigos podem ser ordenados e refletir esta ordem na Cadeia de abastecimento. As localizações são identificadas com o seu próprio código.

Para definir as localizações de um armazém, siga estes passos.

  1. Aceder à modificação dos parâmetros de empresa.
  2. Selecionar a empresa a configurar.
  3. Ir para o separador Artigos
  4. Assinalar a caixa Gestão de localizações do grupo de campos Gestão de existências.
  5. Premir o botão Parâmetros de localizações.
  6. É apresentada uma grelha na qual podem ser indicados vários registos que permitem delimitar uma zona, por exemplo, corredor, prateleira e altura, cada uma com um comprimento de caracteres e com um separador de hífen, com o tipo de dados alfanumérico. As localizações podem ser 00-00-00, corredor 00, prateleira 00 e altura 00, ou qualquer combinação considerada.

Para definir ou modificar um armazém existente, os passos são os seguintes:

  1. Aceder a Armazéns (Avançado) | Armazéns e existências | Armazéns.
  2. Assinalar a caixa Gestão de localizações do grupo de campos Localizações para poder trabalhar com elas neste armazém.
  3. No caso de haver mais do que um armazém com localizações que tenham estruturas diferentes, assinalar a caixa Estrutura de localizações própria e defini-la para este armazém.

Ao definir as localizações, estas são associadas ao armazém em que se encontram e é indicado o código com todos os parâmetros definidos, além da descrição, que pode ajudar a fornecer mais informações sobre o respetivo estado.

O método de trabalho num armazém com localizações baseia-se na colocação dos artigos nos locais correspondentes, ou seja, quando são efetuados movimentos, tanto de entrada como de saída, são atribuídos às localizações. No caso de, ao receber uma guia de compra, não ser indicada a localização dos artigos recebidos neste armazém com localizações, pode ser criada uma lista com todos os materiais pendentes de localização a partir de Armazéns (Avançado) | Relatórios | Listas | Lista de artigos pendentes de localização.

Para poder atribuir a localização, os passos a executar são os seguintes:

  1. Aceder a Armazéns (Avançado) | Armazéns e existências | Atribuição de localização.
  2. Selecionar o artigo pendente de localização. Este formulário mostra apenas os artigos pendentes de localização. É possível atribuir todas as existências ou apenas uma parte delas a uma localização, conforme necessário.

Além disso, é possível alterar a localização ou deslocalizar existências, ou seja, deixá-las no mesmo armazém, mas a aguardar localização.

Apenas os armazéns que tenham a caixa de verificação Gestão de localizações assinalada e, neste caso, todos os movimentos de artigos para este armazém, devem ter a localização preenchida. Se a caixa não for assinalada, entende-se que estão pendentes de localização.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Consulta de artigos por armazém Atribuição de grupos de inventário Ficha de artigo e de armazém Consulta de artigos por característica Consulta da disponibilidade do artigo