Eticadata VendasUtilitários
VendasUtilitários
Utilitários
Voltar | Lista de Artigos

Replicação

Última alteração a 16/02/2023
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Esta janela permite parametrizar a configuração do Sistema de Tolerância a Falhas de Rede da eticadata. Este sistema permite salvaguardar o trabalho após falha na rede, e continuar a trabalhar em modo local. Pode continuar a usar normalmente o POS, sendo os dados guardados numa base dados local. Quando voltar a restabelecer ligação à rede, é feita a comutação dos dados para o servidor, copiando toda a informação feita em modo local para o servidor. Desta forma, não se perde informação, mesmo havendo falha na rede.

Será necessário configurar qual será o servidor (Agente Publicador) e qual será o(s) posto(s) local (Agente Subscritor). Pode usar o SQL Server (2014 ou superior) ou SQL Express, com a exceção de que o servidor terá que usar o SQL Server, não uma versão SQL Express. Na configuração, é feito um backup (sistema+empresa) do servidor que será replicado para o(s) posto(s).

Pode definir várias subscrições para o sistema e para a empresa (postos e secções a usar). Também terá que existir um Agente Distribuidor (autenticação do agente do Windows), que irá fazer o papel de transportador entre o publicador e o subscritor. De modo geral, este modelo de sistema de tolerância a falhas é feito usando o método de replicações do SQL Server, ou seja, um modelo de Publicações/Subscrições com transações SQL Server.

Essencialmente, este utilitário é composto por 3 áreas:

  • Desativar Replicação
  • Distribuição
  • Publicações

O acesso a esta janela é efetuado a partir do menu Vendas\Utilitários\POS\Replicação.

Desativar Replicação

Esta área apenas contém um botão que permite desativar, desligar a replicação definida, ou seja, no fim, caso queira deixar de ter o sistema de tolerância a falhas de rede a funcionar, deve voltar a este utilitário e desligar a replicação no botão "Desativar Replicação".

Desativar Replicação O botão "Desativar Replicação" permite desligar a replicação definida, deixando de ter um sistema de tolerância a falhas de rede ativo, a funcionar. Os botões dos agentes "Distribuidor" e "Publicador" (Sistema + Empresa) ficam desligados, a vermelho, e todas as subscrições ficam no estado OFF.

Distribuição

Nesta área, será definido o Agente Distribuidor, definindo o nome da base de dados e efetivando a autenticação do agente no Windows.

Base de Dados

Nome



Identifica o nome da base de dados do agente distribuidor, o responsável pelo transporte entre o publicador e o subscritor(es). Este campo não é editável, é preenchido automaticamente, com o nome "DISTBD".
Autenticação dos Agentes no Windows

Login

Password




Permite autenticar o agente do windows, definindo o seu login e password do Windows.
Agente Distribuidor Após definir os campos anteriores, o nome da base de dados e a autenticação do agente no Windows, prima o botão "Agente Distribuidor" para ativar o estado, para ficar ON, a verde. Caso contrário, estará OFF, a vermelho.

Publicações

Nesta área, será definido o Agente Publicador, ou seja, o servidor central. E serão definidos os postos/servidor(es) local e as suas subscrições.

Sistema Neste separador, prepara-se a identificação do sistema a ser replicado e define-se a diretoria para onde será copiado o backup do sistema para ser usado pelo servidor local (agente subscritor). Esta diretoria, definida tanto no separador sistema como na empresa, deverá ser partilhada, de modo a que tanto o servidor como os postos de rede consigam aceder.
Base de Dados Identifica o nome da base de dados, do sistema, que será replicado do servidor central para o(s) servidor(es) local. Este campo não é editável, é preenchido automaticamente, com o nome do sistema selecionado, atual.
Diretoria de Backup Permite indicar o caminho da diretoria para onde será copiado o backup do sistema definido no campo anterior "Base de Dados". Esta diretoria deverá ser uma pasta partilhada no lado do servidor local.
Agente Publicador Após definir os campos anteriores, o nome da base de dados do sistema e a diretoria de backup, prima o botão "Agente Publicador" para ativar o estado, para ficar ligado (ON). Caso contrário, estará desligado (OFF). No momento da ativação do estado do agente publicador do separador "Sistema", será feito o backup do sistema e colocado na diretoria definida. No fim, se tudo correr bem, o botão ficará verde. Caso contrário, ficará a vermelho.
Subscrições Na grelha de subscrições do separador "Sistema", definem-se os postos de rede, identificando o respetivo servidor local, login e password do SQL. No final de cada subscrição, para ativá-la, deverá clicar no botão da coluna "On/Off". Quando a coluna "Estado" ficar "ON", significa que a subscrição ficou ativa.
Empresa Neste separador, prepara-se a identificação da empresa a ser replicada e define-se a diretoria para onde será copiado o backup da empresa para ser usado pelo servidor local (agente subscritor). Esta diretoria, definida tanto no separador sistema como na empresa, deverá ser partilhada, de modo a que tanto o servidor como os postos de rede consigam aceder.
Base de Dados Identifica o nome da base de dados, da empresa, que será replicada do servidor central para o(s) servidor(es) local. Este campo não é editável, é preenchido automaticamente, com o nome da empresa selecionada, atual.
Diretoria de Backup Permite indicar o caminho da diretoria para onde será copiado o backup da empresa definida no campo anterior "Base de Dados". Esta diretoria deverá ser uma pasta partilhada no lado do servidor local.
Agente Publicador Após definir os campos anteriores, o nome da base de dados da empresa e a diretoria de backup, prima o botão "Agente Publicador" para ativar o estado, para ficar ligado (ON). Caso contrário, estará desligado (OFF). No momento da ativação do estado do agente publicador do separador "Empresa", será feito o backup da empresa e colocado na diretoria definida. No fim, se tudo correr bem, o botão ficará verde. Caso contrário, ficará a vermelho.
Subscrições Na grelha de subscrições do separador "Empresa", definem-se os postos de rede, as secções do posto e local, identificando o respetivo servidor local, login e password do SQL, ou seja, indicando como se efetua a ligação à sua instância de SQL, para que depois o servidor possa efetuar a respetiva replicação dos dados (sistema+empresa) para cada posto de rede configurado.
As secções do posto e do local devem sempre ser diferentes para que não haja problemas de colisão nos numeradores dos documentos. Tal como o(s) posto(s) (servidor(es) local). No final de cada subscrição, para ativá-la, deverá clicar no botão da coluna "On/Off". Quando a coluna "Estado" ficar "ON", significa que a subscrição ficou ativa.

Operações Disponíveis

Gravar Permite gravar a configuração do sistema de tolerância a falhas de rede da eticadata, também designado por replicação.
Apagar Permite apagar a configuração de replicação existente.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Assistente de Criação de Posto Assistente de Criação de Setor Associação de Artigos a Impressoras Lógicas Associação de Artigos a Monitores Lógicos Auto e Pré-Venda - Exportação