Eticadata Diversos
Diversos
Diversos
Voltar | Lista de Artigos

Parametrização da Ligação à Contabilidade

Última alteração a 16/02/2023
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Esta janela permite configurar a ligação de descarga para a contabilidade por tipo de documento, tipos de comissões ou rubricas.

O acesso a esta janela é efetuado a partir do botão "Ligação à Contabilidade" de qualquer uma das opções seguintes do menu Base/Tabelas/Documentos: "Compras", "Stocks", "Vendas", "Liquidações", "Letras" ou "Encomendas de Clientes".

Preenchimento dos Campos da Janela

Tipos de Documentos Permite selecionar o tipo de documento.
Diário Indica o diário da contabilidade, para o qual vai ser gerado o movimento de contabilidade.
Ficha Repartição Permite selecionar a ficha de repartição da contabilidade a usar.
Gerar conta de IVA Permite indicar se irá ser gerado o movimento de conta de IVA definido na aplicação Contabilidade eticadata®.

No quadro "Mov. Stock Gera Mov. CTE", pode indicar se o movimento de stock gera, ou não, movimento de contabilidade. Quando esta opção está selecionada, é disponibilizado o campo:

  • Diário: Indica o diário onde vai ser gerado o movimento de contabilidade proveniente do movimento de stock.

No caso de se tratar da parametrização de documentos de venda, de encomendas de clientes ou de efetivação de liquidações, também surge o quadro "POS Front Office" que apresenta a seguinte informação:

  • Discriminar na Contabilidade: Indica se é gerado um movimento de contabilidade por documento, quando se efetua o fecho de caixa.

Quando o exercício está configurado para 'Usar Planos Operacionais', é possível definir uma configuração de descarga para a contabilidade por plano, ou indicar que se baseiam nas configurações do plano base.

  • Permite indicar se o movimento de contabilidade dos planos auxiliares vai ser gerado a partir do plano base. Se esta opção estiver selecionada, apenas fica disponível o separador referente ao plano base.

A janela "Parametrização da Ligação à Contabilidade" apresenta também uma grelha com a informação referente às contas associadas ao movimento de contabilidade. Esta grelha é constituída pelas seguintes colunas:

Conta Apresenta a conta a utilizar na geração do movimento de contabilidade. É possível indicar letras para serem substituídas pelo seu significado. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 20 caracteres.
Descrição Apresenta a descrição a inserir na linha do movimento de contabilidade. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 40 caracteres.
Tipo Apresenta o tipo do movimento associado à conta. A classificação do tipo do movimento apenas pode ser: "Débito", "Crédito" ou "Ambas".
Valor Apresenta o valor calculado mediante o significado que lhe foi atribuído.
R Esta opção permite indicar se a linha apresenta a informação para recapitulativos, nomeadamente o número de contribuinte e a indicação do tipo de terceiro.
I Indica que só é calculada a linha no caso do cliente pertencer a uma zona intracomunitária, ou se o movimento tiver a indicação "IVA - Inversão Suj. Passivo".
C Permite indicar o centro de custos que será utilizado na geração do movimento na Contabilidade.
L Permite indicar a classificação contabilística por linha de documento. As restantes linhas não classificadas diretamente no documento serão calculadas pelo processo normal de descarga.
N Permite indicar que a linha fica com valor negativo a "Débito" ou "Crédito", conforme o indicado na coluna Tipo. Aplica-se apenas em Vendas, Compras, Stocks e Contas Correntes.

Ao clicar com o botão direito do rato sobre a grelha, é apresentado um menu com as opções:

  • Inserir (SHIFT + INS): Inserir uma linha em branco antes da linha atual.
  • Remover (SHIFT + DEL): Remover a linha atual.

Configuração das descrições das grelhas a usar na descarga:

Para todos os documentos, sempre que se encontre na descrição o texto <NUM EXTERNO>, <NUM CHEQUE> ou <NUM INTERNO>, este deve ser substituído pelo seu significado (ver quadro).

Descrição Significado
<NUM EXTERNO> A substituir pelo número externo do documento em questão. Se não existir, é preenchido com espaço.
<NUM CHEQUE> A substituir pelo número do último cheque das linhas de pagamentos para contas iguais. Sendo diferentes, serão discriminadas pelo documento em questão. Se não existir, é preenchido com espaço.
<NUM INTERNO> A substituir pelo número interno do documento em questão. Se não existir, é preenchido com espaço.
<NUMERO> A substituir pelo número do talão de depósito.
<CONTADESTINO> A substituir pela conta destino do talão de depósito.
<TIPODOC ORIGEM> A substituir pelo tipo de documento origem.
<NUMERO ORIGEM> A substituir pelo número do documento origem.
<SECCAO ORIGEM> A substituir pela secção do documento origem.
<EXERCICIO ORIGEM> A substituir pelo exercício do documento origem.
<COD CLIENTE> A substituir pelo código do cliente.
<NOME CLIENTE> A substituir pelo nome do cliente.
<COD ENTIDADE> A substituir pelo código da entidade.
<NOME ENTIDADE> A substituir pelo nome da entidade.
<DESC RUBRICA> A substituir pela descrição da rubrica de tesouraria.
<DESC CONTA> A substituir pela descrição da conta de tesouraria.
<DESC TPMOVPAG> A substituir pela descrição do tipo de movimento/pagamento.

Letras a usar na descarga: A descrição que se segue permite identificar as letras utilizadas, a forma de as substituir e em que movimentos têm significado.

Letras Utilizadas:

  • A: A substituir pelos dígitos de ligação existentes no armazém. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 5 caracteres, e editado em Armazém.
  • B: A substituir pelos dígitos de ligação à contabilidade existentes na conta da tesouraria.
  • C: Ler a conta definida na grelha de Categorias e, de seguida, efetuar a substituição das letras. Grelha de descarga para a contabilidade das categorias.
  • D: A substituir pelos dígitos de ligação à contabilidade existentes na tabela Departamento. Campo numérico, constituído por um máximo de 20 dígitos, e editado em Departamentos.
  • E: A substituir pelo código da entidade do movimento caso os dígitos de ligação não estejam preenchidos na entidade. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 9 caracteres, e editado em Cliente, Fornecedor, Outro Credor e Outro Devedor. Com o limite de dígitos indicados na contabilidade para a entidade ou na ficha da empresa.
  • <Nada>, F, K, L, W e Y: A substituir pelos dígitos de ligação existentes na família para o nível onde está definida a letra. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 5 caracteres, e editado em Família, sendo estas letras editáveis em Tipos/Níveis de Família. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 1 dígito ou letra.
  • G: A substituir pelos dígitos de ligação à contabilidade existentes na categoria de entidades. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 9 caracteres, e editado em Categoria de Entidades.
  • I: A substituir pelos dígitos de ligação à contabilidade existentes no tipo da entidade. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 5 caracteres, e editado em Tipos de Entidade.
  • M: A substituir pelo valor correspondente ao mercado estabelecido na subzona da entidade do documento. Os valores possíveis são: 1, caso o tipo de mercado seja "Nacional", 2 se o tipo de mercado for "Comunitário" ou 3, quando o tipo de mercado é "Outros Países".
  • N: A substituir pelos dígitos de ligação à contabilidade existentes no tipo de encargo. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 5 caracteres, e editado em Tipos de Encargos.
  • O: A substituir pelos dígitos de ligação existentes no armazém origem. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 5 caracteres, e editado em Armazém.
  • S: A substituir pelo código da secção do documento. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 5 caracteres, e editado em Secções.
  • T: A substituir pelos dígitos de ligação à contabilidade existentes na taxa de IVA. A procura deve ser efetuada pelo código do IVA (das linhas) dos movimentos. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 5 caracteres, e editado em Taxa IVA.
  • V: A substituir pelo código do vendedor do movimento.
  • X: A substituir pelos dígitos de ligação existentes no artigo. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 9 caracteres, e editado em Artigo.
  • Z: A substituir pelos dígitos de ligação à contabilidade existentes na subzona. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 5 caracteres, e editado em Subzona.

Letras a utilizar em:

Letras utilizadas Letra a utilizar
   
A Armazém X X X              
B Conta Tesouraria X   X X X X X X X  
C Categoria X X X     X        
D Departamento   X X              
E Entidade X   X X X X   X X  
<Nada>, F, K, L, W, Y Família X X X              
G Categoria da Entidade X   X X X X   X X  
I Tipo Entidade X   X X X X   X X  
M Mercado X   X X X X   X X  
N Encargos X         X        
O Armazém Origem   X X              
S Secção X X X X X X X X X  
T Taxa de IVA X   X X   X        
V Vendedor             X   X  
X Artigo X X X              
Z Subzona X   X X X X   X X  

As "Encomendas" e "Fecho Caixa" apenas estão disponíveis quando existe uma licença POS.

Considerações para o cálculo de letras:

  • Sempre que uma letra não é resolvida, é devolvida, juntamente com o resto da conta.
  • Caso a empresa tenha descarga online, o número de dígitos para usar no cálculo das entidades é obtido da contabilidade.
  • Caso a empresa não tenha descarga online, o número de dígitos para usar no cálculo das entidades é obtido da ficha da empresa.

Operações Disponíveis

Gravar Registo Permite gravar as alterações efetuadas ao registo atual.
Remover Registo Permite remover o registo em edição.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Atualização da Base de Dados Alterar a Chave de Acesso ao Servidor Auditoria/Logs Custeios por Armazém Novo Grupo/Utilizador