Eticadata Diversos
Diversos
Diversos
Voltar | Lista de Artigos

Edição do Perfil de Periféricos

Última alteração a 16/01/2025
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Um perfil de periféricos identifica um conjunto de periféricos e a sua parametrização. Cada perfil pode estar associado a vários postos.

Para adicionar um novo registo, alterar ou remover o registo em edição, basta clicar no botão Novo Registo, Gravar Alterações ou Remover Registo, respetivamente.

A janela apresenta informação geral do perfil, assim como informação mais específica para cada um dos tipos de periféricos:

  • Código: Código do perfil de periféricos a editar. Campo numérico inteiro.
  • Nome: Nome do perfil a editar. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 20 caracteres.

Separador Impressora

Aqui, poderá consultar e alterar a informação relativa à impressora.

  • Criar ou selecionar uma impressora: Permite criar ou selecionar uma impressora de serviço;
  • Definições da impressora: Para saber mais sobre as definições da impressora, sugere-se a consulta do artigo Impressoras de Serviço.

Separador Visor

Poderá consultar e alterar a informação relativa ao visor.

Tipo de Visor

Série / Paralela Indica que o visor que será utilizado envia os caracteres diretamente para a porta selecionada no campo Porta.
OLEPOS Indica que será utilizado um driver OLEPOS para mostrar a informação no visor. Quando esta opção está selecionada, deve indicar o nome do driver. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 25 caracteres.

Configuração da porta

Configuração Permite escolher uma configuração de visor.
Porta Permite selecionar a porta de comunicação. Pode ser porta série "COMxx" ou paralela "LPTxx". Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 5 caracteres.
Vel. Máximo Permite selecionar a velocidade máxima de comunicação, para as portas série. Campo numérico, com tamanho máximo de 6 dígitos.
Bits de Paridade Permite selecionar os bits de paridade para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 6 caracteres.
Bits de Dados Permite selecionar os bits de dados para as portas série. Campo alfanumérico, constituído por 1 carácter.
Bits de Paragem Permite selecionar os bits de paragem para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 3 caracteres.
Protocolo Com. Permite selecionar o protocolo de comunicações para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 10 caracteres.
N.º de Colunas Indica o número de caracteres que o visor permite apresentar numa linha. Campo numérico inteiro, com um máximo de 3 dígitos.
Buffer Indica o número de caracteres que são enviados para o visor de cada vez. Campo numérico inteiro, com um máximo de 3 dígitos.
Seq. Início Indica a sequência de caracteres que deve ser enviada para a porta para iniciar uma visualização. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 255 caracteres.
Seq. Fim Indica a sequência de caracteres que deve ser enviada para a porta para terminar uma visualização. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 255 caracteres.
Seq. Linha 1 Indica a sequência de caracteres que deve ser enviada para a porta para visualizar a 1ª linha do visor. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 255 caracteres.
Seq. Linha 2 Indica a sequência de caracteres que deve ser enviada para a porta para visualizar a 2ª linha do visor. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 255 caracteres.

Quadro Abertura do Posto/Fecho do Caixa

Linha 1 Permite indicar a 1ª linha da mensagem a apresentar aquando da entrada na aplicação. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 100 caracteres.
Linha 2 Permite indicar a 2ª linha da mensagem a apresentar aquando da entrada na aplicação. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 100 caracteres.

Quadro Artigo

Linha 1 Permite indicar a 1ª linha da mensagem a apresentar em cada linha de artigos do documento. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 100 caracteres.
Linha 2 Permite indicar a 2ª linha da mensagem a apresentar em cada linha de artigos do documento. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 100 caracteres.

Quadro Próximo Documento

Linha 1 Permite indicar a 1.ª linha da mensagem a apresentar num novo documento. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 100 caracteres.
Linha 2 Permite indicar a 2.ª linha da mensagem a apresentar num novo documento. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 100 caracteres.

Macros das Linhas do Visor

Os campos das linhas que surgem no visor aceitam as seguintes macros:

CODARTIGO Corresponde ao código do artigo.
DESCARTIGO Corresponde à descrição do artigo.
QTD Corresponde à quantidade.
PRUNIT Corresponde ao preço unitário, este preço é calculado pela seguinte fórmula ValorAPagar/Quantidade (ou seja, tem em conta ecovalores, IEC, descontos, ...)
ITEMPRUNIT Corresponde ao preço unitário, igual ao da linha (não tem em conta ecovalores, IEC, descontos, ...)
VALAPAGAR Corresponde ao valor a pagar.
VALTOTAL Corresponde ao valor total.

É possível fazer combinações com as macros para apresentar no visor. Exemplo:

< QTD >x< PRUNIT > = < VALAPAGAR >

Separador Gaveta/Scanner

Permite consultar e alterar a informação referente à gaveta e ao scanner.

Gaveta

Tipo de Gaveta

Série / Paralela Indica que a gaveta que irá ser utilizada envia os caracteres diretamente para a porta selecionada no campo Porta.
OLEPOS Indica que será utilizado um driver OLEPOS para mostrar a informação na gaveta. Quando esta opção está selecionada, deve indicar o nome do driver. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 25 caracteres.
OLEPOS Gaveta Alternativa Indica que será utilizado um driver OLEPOS para mostrar a informação na gaveta alternativa. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 25 caracteres.

Configuração da Gaveta

Porta Permite selecionar a porta de comunicação para a gaveta, que pode ser porta série "COMxx" ou porta paralela "LPTxx". Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 5 caracteres.
Vel. Máxima Permite selecionar a velocidade máxima de comunicação para as portas série. Campo numérico, com tamanho máximo de 6 dígitos
Bits de Paridade Permite selecionar os bits de paridade para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 6 caracteres.
Bits de Dados Permite selecionar os bits de dados para as portas de série. Campo alfanumérico, constituído por 1 carácter.
Bits de Paragem Permite selecionar os bits de paragem para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 3 caracteres.
Protocolo de Com. Permite selecionar o protocolo de comunicação para as portas série da gaveta. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 10 caracteres.
Sequência de abertura Permite selecionar a sequência de caracteres a enviar para a porta utilizada, para abrir a gaveta. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 255 caracteres.
Sequência de abertura alternativa Permite selecionar a sequência de caracteres a enviar para a porta utilizada, para abrir a gaveta alternativa. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 255 caracteres.

Scanner

Tipo de Scanner

Série Indica que o scanner que irá ser utilizado envia os caracteres diretamente para a porta selecionada no campo Porta.
OLEPOS Indica que será utilizado um driver OLEPOS para ler a informação do scanner. Quando esta opção está selecionada, deve indicar o nome do driver. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 25 caracteres.

Configuração do Scanner

Porta Permite selecionar a porta de comunicação para o scanner. Apenas pode ser porta de série "COMxx". Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 5 caracteres.
Vel. Máxima Permite selecionar a velocidade máxima de comunicação para as portas de série. Campo numérico, com tamanho máximo de 6 dígitos.
Bits de Paridade Permite selecionar os bits de paridade para as portas de série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 6 caracteres.
Bits de Dados Permite selecionar os bits de dados para as portas série. Campo alfanumérico, constituído por 1 carácter.
Bits de Paragem Permite selecionar os bits de paragem para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 3 caracteres.
Protocolo de Com. Permite selecionar o protocolo de comunicações para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 10 caracteres.
Sequência Fim Permite selecionar a sequência de caracteres a enviar para a porta utilizada, para finalizar o envio para o scanner. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 50 caracteres.
Cod.(1ºCarácter) Permite indicar a posição do 1º carácter do código de barras, na sequência enviada pelo scanner. Campo numérico, com tamanho máximo de 2 dígitos.
Scanner Proximidade Permite indicar se o scanner contém um sensor de proximidade.

Nota: Os leitores de emulação de teclado não precisam de ser configurados.

Separador Balança de Balcão

Permite consultar e alterar a informação que diz respeito à balança de balcão, também designada de balança de checkout.

Configuração da Balança

Configuração Permite escolher uma configuração da balança.
Com Scanner Integrado Permite indicar se a balança tem ou não scanner integrado.
Porta Permite selecionar a porta de comunicação para a balança. Campo alfanumérico, com um máximo de 5 caracteres.
Vel. Máxima Permite selecionar a velocidade máxima de comunicação, para as portas série. Campo numérico, com tamanho máximo de 6 dígitos.
Bits de Paridade Permite selecionar os bits de paridade para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 6 caracteres.
Bits de Dados Permite selecionar os bits de dados para as portas série. Campo alfanumérico, constituído por 1 carácter.
Bits de Paragem Permite selecionar os bits de paragem para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 3 caracteres.
Protocolo de Com. Permite selecionar o protocolo de comunicação para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 10 caracteres.
Tempo Espera Permite indicar um tempo, em segundos, durante o qual a aplicação ficará à espera de resposta da balança. Campo numérico inteiro, com um máximo de 3 dígitos.
Sequência Início Permite indicar a sequência de caracteres que deve ser enviada para a porta, para iniciar uma visualização. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 255 caracteres.
Sequência Fim Permite indicar a sequência de caracteres que deve ser enviada para a porta para terminar uma visualização. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 255 caracteres.
Seq. Pedido Peso Permite indicar a sequência de caracteres que deve ser enviada para a porta para pedir peso. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 255 caracteres.
Peso (1º Carácter) Permite indicar a posição do 1º carácter do peso, na sequência enviada pela balança. Campo numérico inteiro.
Peso (Últ. Carácter) Permite indicar a posição do último carácter do peso, na sequência enviada pela balança. Campo numérico inteiro.

Quadro de Sequência de Informação

Direta Indica que a sequência de caracteres do peso, enviada pela balança, começa no carácter mais significativo e acaba no carácter menos significativo.
Invertida Indica que a sequência de caracteres do peso, enviada pela balança, começa no carácter menos significativo e acaba no carácter mais significativo.

Quadro de Casas Decimais

Fixas Indica que os valores apresentam um número fixo de casas decimais. Caso esta opção esteja selecionada, deve definir o número de casas. Campo numérico inteiro.
Variável Indica que os valores apresentam um número variável de casas decimais. Se esta opção está selecionada, deve definir a partir de que posição se trata de casas decimais. Campo numérico inteiro.
Separador Indica que os dígitos que correspondem às casas decimais são aqueles que estão depois do separador. Quando esta opção está selecionada, deve indicar o separador. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 3 caracteres.

Separador Balanças de Talões

Permite consultar e alterar a informação que diz respeito às balanças de talões, consideradas de grande porte. Neste separador, poderá configurar quatro tipos de balanças de talões: Ipesa; Dibal; Bizerba ou Zenith.

Configuração da Balança Ipesa

Quadro Conexão Permite selecionar o tipo de comunicação da balança: por Gateway, Conversor ou IP. Caso seja selecionado Gateway ou Conversor, terá de indicar o n.º da porta série de comunicação para a balança. No caso do tipo IP, terá de indicar o endereço IP e a porta IP. Deverá preencher o campo IP com o IP MULTICAST, definido na configuração da balança. Se pretender comunicar com uma balança específica, introduzir o IP UNICAST. Se a comunicação com a balança for efetuada através de porta Com, deverá selecionar o tipo de interface (Conversor para uma única balança ou Gateway para uma rede de balanças) e a porta através da qual vai efetuar a ligação.
Quadro Comunicar Permite selecionar o número de terminal ou secção da balança com a qual se pretende comunicar. Poderá indicar mais do que um terminal/secção (a definir nos campos De; Até). Se ativar a opção Terminal, a informação será enviada para todos os terminais da rede. Se selecionar a opção Secção, a aplicação procurará todas as balanças das secções definidas e comunica apenas com estas. Neste quadro, também estão disponíveis dois botões para testar a comunicação com a balança: um botão para Ler e outro para Enviar as parametrizações referentes aos quadros Cabeçalho e Rodapé dos Talões e Formato dos Códigos de Barras.

Configuração da Balança Dibal

Quadro Ligação Permite selecionar o tipo de comunicação da balança: por Ficheiro ou por Rede. Caso selecione Por Ficheiro (usa programa residente DibalCom.exe), apenas disponível para balança Dibal série A, o quadro Conexão - Rede não é disponibilizado para esta opção. Caso selecione por Rede, apenas disponível para balanças Dibal séries 500 e L, é disponibilizado o quadro Conexão - Rede para poder indicar o endereço IP da Balança e a Porta RX.
Quadro Conexão - Rede Quadro disponível apenas quando seleciona a opção Ligação Por Rede. Neste quadro poderá definir os campos:
IP Balança: definir o endereço de IP da balança.
Porta RX: definir a porta Rx com que vai comunicar a balança (por defeito, 3000).
Quadro Parametrizações Este quadro permite parametrizar os seguintes campos:
Modelo da Balança: três opções possíveis, "ASERIES"; "500RANGE" e "LSERIES". Se estiver selecionada a ligação por Ficheiro, apenas estará disponível a opção "ASERIES". Para a ligação "Rede", ficam disponíveis "500RANGE" e "LSERIES".
Grupo de Balanças: para preencher com o número do grupo de balanças com que se irá comunicar (por defeito, o número será 50).
Balança Destino: para preencher com o número de identificação da balança com que se irá comunicar (por defeito, o número será 0).
Pasta de Ficheiros: caminho para ficheiros de dados a gerar, bem como localização para utilitários de comunicação e ficheiros de definição de estrutura de dados e de logs.
Botões Ler e Enviar Botões para "Ler" (não disponível nesta revisão) e "Enviar" (apenas disponível para as séries 500 ou L) dados de parametrizações de e para a balança, nomeadamente, informações de:
-> parametrizações de comunicação com a balança.
-> textos a incluir nos tickets emitidos pela balança (cabeçalhos e rodapés).
-> máscaras de códigos de barra a usar (ou em uso) na balança.

Configuração da Balança Bizerba

Quadro Ligação Permite selecionar o tipo de comunicação da balança: Porta Série ou por Rede. Se seleciona Porta Série, é disponibilizado o quadro Conexão - Porta Série. Se seleciona por Rede, é disponibilizado o quadro Conexão - Rede para poder indicar o endereço IP e a porta.
Quadro Conexão - Porta Série Quadro disponível apenas quando seleciona a opção Ligação Porta Série. Neste quadro, poderá definir os parâmetros Porta Com; Bits Dados; Bits Paragem; Bits Paridade; Vel.Máxima e Protocolo Com.
Quadro Conexão - Rede Quadro disponível apenas quando seleciona a opção Ligação Por Rede. Neste quadro, poderá definir os parâmetros endereço IP e Porta.
Quadro Parametrizações Este quadro permite parametrizar os seguintes campos:
Balança Destino: para preencher com o número de identificação da balança com que se irá comunicar (por defeito, o número será 0).
Pasta de Ficheiros: caminho para ficheiros de dados a gerar, bem como localização para utilitários de comunicação e ficheiros de definição de estrutura de dados.
Botões Ler e Enviar Botões para "Ler" e "Enviar" dados de parametrizações de e para a balança, nomeadamente, informações de:
-> parametrizações de comunicação com a balança.
-> textos a incluir nos tickets emitidos pela balança (cabeçalhos e rodapés).
-> máscaras de códigos de barra a usar (ou em uso) na balança.

Configuração da Balança Zenith

Quadro Ligação Apenas é permitido selecionar o tipo de comunicação da balança. Se selecionar a opção Servidor, será disponibilizado o quadro Parametrizações.
Quadro Parametrizações Este quadro permite parametrizar os seguintes campos:
Pasta de Executáveis: caminho onde se encontra o executável do servidor Zenith.
Pasta de Ficheiros de Dados: caminho para ficheiros de dados a gerar, bem como localização para utilitários de comunicação e ficheiros de definição de estrutura de dados.

Quadro comum aos quatro tipos de balanças de talões - Cabeçalho e Rodapé dos Talões

Não disponível para o modelo Zenith

Linha 1 Permite configurar a primeira linha de cabeçalho do talão emitido pela balança (exemplo: Talho Transmontano).
Linha 2 Permite definir a segunda linha de cabeçalho do talão emitido pela balança (exemplo: Braga - Lomar).
Linha 3 Permite definir a terceira linha de cabeçalho do talão emitido pela balança.
Linha 4 Permite definir a quarta linha de cabeçalho do talão emitido pela balança.
Linha 1 Permite definir a primeira linha do rodapé do talão emitido pela balança.
Linha 2 Permite definir a segunda linha de rodapé do talão emitido pela balança (exemplo: Obrigado pela sua visita).

Quadro comum aos quatro tipos de balanças de talões - Formato dos Códigos de Barras

Talão Permite configurar o código de barras dos Tickets/Talões. Estes campos definem prefixos e máscaras, contidos nos (ou que compõem os) códigos de barras, de modo a permitir tratamento diferenciado.

Para a balança de talões do modelo Ipesa, este campo deverá ser preenchido com a mascara "20000AEEEEEE" - se o número de balanças/terminais for inferior a 10, apenas precisamos de 1 carácter "A" para identificar a mesma (Nota: poderá conter no máximo "AA" quando o número de balanças/terminais for superior a 10), ou deverá ser preenchido com a máscara "20000BEEEEEE" - se trabalhar com secções onde o carácter "B" identifica a mesma (Nota: Só poderá conter um "B").
"EEEEEE" representa o número do talão, e terá que ter 6 "E" para que o talão seja reconhecido pela aplicação.

Para as balanças da Dibal, este campo é preenchido com a máscara "24NNNNNEEEEE", em que "24" indica o prefixo que identifica o talão, seguido de 5 posições "NNNNN", que indicam o número de dígitos para o número do talão e 5 posições seguintes "EEEEE", que identificam o total do talão.

Para as balanças Bizerba, este campo é preenchido com a máscara "24LLLLL", em que "24" é o prefixo que identifica o talão, seguido de 5 posições "LLLLL", que indicam o número de dígitos para o número do talão.

Para as balanças Zenith, este campo é preenchido com a máscara "26000BBEEEEE", em que "26" é o prefixo que identifica o talão, "BB" identifica o número de secção e as 5 posições "EEEEE" indicam o número de dígitos para o número do ticket.

Quantidade Permite configurar o código de barras para as quantidades. Exemplo: para as balanças Bizerba, este campo é parametrizado com a máscara: "28PPPPP".
Para as balanças Zenith, este campo pode ser parametrizado com a máscara "250TTTTPPPPP", sendo TTTT os dígitos para representar o número do ticket e PPPPP os representantes do peso.
Preço Permite configurar o código de barras para os preços. Exemplo: para as balanças Bizerba, este campo é parametrizado com a máscara: "29PPPPP".
Para as balanças Zenith, este campo pode ser parametrizado com a máscara "240TTTTIIIII", sendo TTTT os dígitos representantes do número do ticket e IIIII os dígitos para a importância.

Parametrização comum aos quatro tipos de balanças de talões - Recolha automática

Recolha automática Permite ativar a funcionalidade de recolha automática de talões da balança. Com esta parametrização ativa, melhora o desempenho na interação com as balanças de talões, nomeadamente na leitura dos talões. Com este automatismo de recolha, dilui-se o tempo de espera da recolha pelo período de inatividade do operador com o sistema.
Nota: Não é recomendado o uso da funcionalidade Recolha Automática para o modelo Zenith (a descarga dos talões será feita no momento da leitura do código de barras).
Tempo entre recolhas Permite definir o intervalo de tempo (em segundos) em que a aplicação auto-executa o processo de recolha de talões da balança. O tempo mínimo entre recolhas é de 2 segundos, sendo sugerido, por defeito, 5 segundos.

Separador Videovigilância

Permite consultar e alterar a informação que diz respeito à video vigilância. Neste separador, poderá configurar dois tipos de video vigilância: Via Porta COM/PLT ou Via Porta de Rede.

Via Porta COM/PLT

Porta Permite selecionar a porta de comunicação para a video vigilância. Campo alfanumérico, com um máximo de 5 caracteres.
Vel. Máxima Permite selecionar a velocidade máxima de comunicação, para as portas série. Campo numérico, com tamanho máximo de 6 dígitos.
Bits de Paridade Permite selecionar os bits de paridade para as portas série. Campo numérico, com tamanho máximo de 6 dígitos.
Bits de Dados Permite selecionar os bits de dados para as portas série. Campo alfanumérico, constituído por 1 carácter.
Bits de Paragem Permite selecionar os bits de paragem para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 3 caracteres.
Protocolo Com Permite selecionar o protocolo de comunicação para as portas série. Campo alfanumérico, com tamanho máximo de 10 caracteres.

Via Porta de Rede

IP Permite selecionar o IP para a video vigilância.
Porta Permite selecionar a porta de comunicação via Rede para a video vigilância.

Leitor Cartões

Permite consultar e alterar a informação que diz respeito aos cartões de cliente. Neste separador, poderá configurar o número de caracteres prefixo e o número de caracteres cartão.

Número de caracteres prefixo Permite indicar o número de caracteres prefixo para os cartões de cliente (por exemplo: 1).
Número de caracteres cartão Permite indicar o número de caracteres para os cartões de cliente (por exemplo: 4).

WebCam

Permite consultar e alterar a informação que diz respeito à WebCam.

Ativar Permite indicar se a WebCam está ativa ou não. As restantes opções apenas ficam disponíveis caso esta opção esteja selecionada.
Utilizar para controlo de assiduidade Permite indicar que a WebCam pode ser usada para o controlo de assiduidade.
Utilizar como scanner Permite indicar que a WebCam pode ser usada como scanner.
Emitir aviso sonoro após leitura Permite indicar se é para ser emitido um aviso sonoro sempre que se faça uma leitura através da WebCam.
Tempo de intervalo entre leituras Permite definir o intervalo de tempo (em milissegundos) em que é feita a leitura no processo de controlo de assiduidade. O tempo mínimo entre leituras é de 100 milissegundos, sendo sugerido, por defeito, 200 milissegundos. No máximo, pode definir 2000 milissegundos.

Operações Disponíveis

Estão disponíveis as seguintes operações:

Navegação

Permite o posicionamento nos perfis existentes.

Operações Comuns        

  • Gravar Alterações: permite gravar a informação.
  • Novo Registo: permitir criar um perfil.
  • Remover Registo: permite remover o registo atual.

Outras Operações           

  • Posição dos Campos de Cheques: permite abrir a janela Posição dos Campos de Cheques e configurar um cheque. Este botão apenas está disponível no separador Impressora e se a opção da impressora Série/Paralela estiver selecionada;
  • Testar Definições: permite testar se as configurações para as impressoras, visores, gavetas, balanças de balcão, vídeo vigilância e leitor de cartões estão corretas. Este botão não está disponível para as balanças de talões. Para estas, existem os botões semelhantes (Ler/Enviar);
  • Repor Configurações por Defeito: permite repor os valores dos periféricos que são atribuídos por defeito. Ao clicar neste botão, é aberta a janela Configurações por Defeito, onde poderá selecionar um dos periféricos disponibilizados na lista e atribuí-lo, por defeito, ao periférico que estava a configurar. Está disponível para os periféricos Impressora, Visor e Balança de Balcão.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Atualização da Base de Dados Alterar a Chave de Acesso ao Servidor Auditoria/Logs Custeios por Armazém Novo Grupo/Utilizador