Eticadata Diversos
Diversos
Diversos
Voltar | Lista de Artigos

Edição de Secções

Última alteração a 12/12/2024
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Esta janela permite editar secções e os diversos numeradores existentes na aplicação, que são por secção.

Poderá criar, alterar ou remover secções. Para adicionar um novo registo, alterar ou remover o registo em edição, basta pressionar o botão Novo, Gravar ou Remover, respetivamente.

Editar Secções

Para editar secções, deverá primeira preencher os campos da janela:

  • Código: Permite indicar o código da secção. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 6 caracteres.
  • Descrição: Permite indicar a descrição da secção. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 50 caracteres.
  • CAE: Permite indicar o código da Classificação das Atividades Económicas (CAE) que identifica a secção. Desta forma, uma empresa poderá definir diversas atividades, atribuindo para cada secção o respetivo código CAE. Na geração do SAF-T PT, em casos de Autofaturação o CAE será atribuído com base no CAE da secção. Nos restantes casos aplicáveis, a ordem de atribuição será a seguinte: Tipo de Documento, Secção e, por fim, Empresa. Campo numérico, constituído por um máximo de 5 caracteres.
    Nota: com a introdução do CAE Rev.4, apesar do campo CAE ser apenas um, consoante o exercício aberto seja um exercício pré CAE Rev.4 (exercícios com início antes de 01/01/2025) ou pós CAE Rev.4 (exercícios com início após 01/01/2025), o campo irá apontar para campos diferentes da base de dados, sendo depois usado o CAE Rev.3 ou CAE Rev.4 consoante o exercício;
  • Inativo: Indica se a secção está disponível ou não para seleção nos movimentos.
  • Ligação à Contabilidade: Permite indicar um conjunto de dígitos que fará parte da conta do plano utilizada na ligação à Contabilidade. Estes dígitos irão substituir a letra correspondente à secção em causa, na conta a usar.
  • Para Documentos Externos: Permite identificar as secções que irão conter documentos que foram gerados por outros sistemas. Nestas secções, podem também constar documentos lançados pelo utilizador, por transposição de documentos elaborados noutros sistemas ou por recuperação de dados. O campo N.º Externo é de preenchimento obrigatório nestes casos, sendo que o número deverá ser composto pela chave completa (série/número), tal como se apresenta no documento original.
    Só pode selecionar esta opção, ou retirar a seleção, se não existirem documentos de vendas no exercício ativo. Apenas está visível e disponível quando a licença/empresa tem certificação ativa.
    Os documentos registados nestas secções são exportados para o SAF-T.
  • Documentos manuais: Permite identificar as secções específicas para o lançamento de documentos, emitidos de forma manual. Isso implica o preenchimento do campo "N.º Externo", que deverá ser composto pela chave completa (série/número), tal como se apresenta no documento original.
    Só pode selecionar esta opção, ou retirar a seleção, se não existirem documentos de vendas no exercício ativo. Apenas está visível e disponível quando a licença/empresa tem certificação ativa.
    Os documentos registados nestas secções são exportados para o SAF-T.
  • Integração: Permite identificar as secções utilizadas pela importação da integração offline.
  • Código SAF-T: Indica o código SAF-T.
  • Cód. Sucursal: Identifica o código numérico entregue pelo SII - Serviços de Impostos Internos, que identifica cada sucursal perante a SII (autoridade tributária). Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 9 caracteres, disponível para empresas com sede em Colômbia (CO), Chile (CL), Peru (PE) ou Outro País c/ impostos complexos.

De seguida, deverá preencher os seguintes separadores:

Orçamentos, Encomendas, Vendas, Compras, Stocks, Liquidações, Letras, Comissões, Op. Caixa, Oficinas, Tipos de Processos, Frotas, APV, Contratos, GOP e SUITE

Nestes separadores, a grelha disponíveis as seguintes colunas:

Tipo Doc. Abreviatura do tipo de documento a configurar.
Descrição Descrição do tipo de documento.
Formato do Número Indicar o formato do número resultante para os documentos. Este formato não pode ser representado apenas pelo número. Campo alfanumérico, constituído por um máximo de 30 caracteres.
Numerador Indicar o número do último documento guardado. Campo numérico.
Não Disp. Quando esta opção está selecionada, indica que o tipo de documento não está disponível na secção em edição. Quando esta coluna está selecionada, as colunas "Formato" e "Numerador" ficam indisponíveis.
Descontinuar Permite descontinuar uma série no par secção / tipo de documento.
Para os tipos de documento configuráveis para SAF-T PT (Vendas, Compras, Liquidações, Oficinas e APV). A ação de descontinuar uma série é irreversível.
Código de Série Permite associar ao par secção / tipo de documento uma série de documentos existente pelo código da série.
Para os tipos de documentos de venda, em empresas que gerem séries de documentos.
Editar Série Permite editar séries de documentos, através de uma janela acessível pelo botão.
Para os tipos de documentos de venda, em empresas que gerem séries de documentos.
Série Identifica a série do documento. Campo não editável e apenas visível para país sede Portugal e para tipos de documento configuráveis para SAF-T PT (Encomendas/Orçamentos, Vendas, Compras, Liquidações, Oficinas e APV).
Para mais informações sobre a construção desta série do documento, ver Formato da Série.
Código de Validação AT Identifica o código de validação da série atribuído pela Autoridade Tributária após comunicar-lhe a série de documentos.
Permite introduzir manualmente, se a série tiver sido comunicada de outra forma.
Para os tipos de documento configuráveis para SAF-T PT (Encomendas/Orçamentos, Vendas, Compras, Liquidações, Oficinas e APV).
Número Inicial AT Identifica o número inicial da série comunicada.
Para os tipos de documento configuráveis para SAF-T PT (Encomendas/Orçamentos, Vendas, Compras, Liquidações, Oficinas e APV).
Data Inicial AT Identifica a data inicial da série comunicada.
Para os tipos de documento configuráveis para SAF-T PT (Encomendas/Orçamentos, Vendas, Compras, Liquidações, Oficinas e APV).
Estado AT Identifica o estado da série comunicada. Permite apresentar a mensagem completa do resultado da comunicação da série de documentos.
Para os tipos de documento configuráveis para SAF-T PT (Encomendas/Orçamentos, Vendas, Compras, Liquidações, Oficinas e APV).

Comissões

Neste separador, está disponível a grelha de numeradores com os mesmos campos que os separadores referidos anteriormente, com a diferença de que a informação a apresentar na primeira coluna é referente ao tipo de comissões.

T. Depósito, Reconciliação e F. Caixa

Estes separadores contêm a grelha de numeradores para apresentar informação nos campos seguintes:

Conta Indica o código da conta bancária para a qual será editado o numerador. O tipo da conta pode ser: “Ordem” ou “Prazo”.
Número Indica o número da conta bancária selecionada.
Numerador Indica o número do último talão de depósito guardado para a secção e conta em edição, ou o número anterior ao documento a gerar. Campo numérico.

Oficinas e APV

Os separadores Oficinas e APV contêm o campo Agenda de Marcações, que indica o número do último documento de marcação guardado.

GOP

O separador GOP contém o campo Processos, que indica o número do último processo guardado com numeração automática. Também é possível indicar um formato para o numerador.
Este numerador não é dependente da secção, ou seja, é igual para todas as secções.

Vales

O separador Vales contém a grelha de numeradores para apresentar informação nos campos seguintes:

Descrição Indica os vales para os quais será editado o numerador. Os vales podem ser de "Desconto" ou de "Reembolso".
Prefixo Indica o prefixo dos números dos vales gerados na secção. Campo constituído por um máximo de 3 caracteres numéricos.
Formato do número Indica o formato do número para os vales. Campo alfanumérico.
Numerador Indica o número do último vale guardado para a secção. Campo numérico.

Funcionalidades

Ao clicar com o botão do lado direito do rato sobre qualquer uma das grelhas dos tipos de documento configuráveis para SAF-T PT (Vendas, Compras, Liquidações, Oficinas e APV), é apresentado um menu com as seguintes opções:

Opção Descrição da funcionalidade
Comunicar série à AT Permite comunicar a série de documento e obter o código de validação atribuído pela AT. Disponível se a série ainda não tiver código de validação atribuído e o tipo de documento da série estiver configurado para SAF-T.
Comunicar anulação de série à AT Permite comunicar a anulação da série de documento. Disponível se a série tiver código de validação atribuído e o numerador estiver a zero. A série será descontinuada.
Comunicar finalização de série à AT Permite comunicar a finalização da série de documento. Disponível se a série tiver código de validação atribuído e o numerador for superior a zero. A série será descontinuada.
Consultar série na AT Permite consultar a informação da série na AT. Disponível se a série tiver código de validação atribuído.
Importar código de validação AT Permite importar o código de validação atribuído pela AT à série de documento que tenha sido comunicada de outra forma. Disponível se a série não tiver código de validação atribuído.

Operações Disponíveis

Estão disponíveis as seguintes operações:

  • Botões de Navegação: Permite navegar nos registos da tabela.
  • Gravar Alterações: Permite gravar as alterações efetuadas ao registo atual. No caso de ter licença/empresa com país sede Portugal, quando gravar novos registos, será feita uma validação ao código de secção introduzido. Este apenas pode conter letras e dígitos. Não pode conter espaços ou caracteres especiais (acentuados ou portugueses). Caso não verifique estas condições, será emitida uma mensagem impeditiva de gravar. Esta validação permite que se cumpra o formato definido para a exportação do ficheiro SAFT.
  • Novo Registo: Permite criar um registo.
  • Remover Registo: Permite remover o registo em edição.
  • Comunicação de séries à AT: Permite aceder à janela Comunicação de séries à AT. Este botão está disponível pela permissão de utilizador e pela licença com CASE ativo.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Atualização da Base de Dados Alterar a Chave de Acesso ao Servidor Auditoria/Logs Custeios por Armazém Novo Grupo/Utilizador