Plataforma CRM Armazéns Compras Vendas Produção Projetos Finanças SAT Configuração Integrações Transversais
XRP Enterprise ProjetosProjetos
ProjetosProjetos
Projetos
Voltar | Lista de Artigos

Acompanhamento de projetos/Acompanhamento dos meus projetos

Última alteração a 16/04/2025
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Esta opção está disponível em Projetos (Avançado) | Projetos | Projetos, ação Acompanhamento e em Projetos (Avançado) | Projetos | Acompanhamento de projetos.

Conceitos básicos

O acesso a estes formulários depende da função do utilizador:

  • WP_ADMINISTRADOR. Acesso a Projetos, que contém todos os projetos da empresa e secção selecionados.
  • WP_USUARIO. Acesso a Os meus projetos, que contém os projetos da empresa e secção selecionadas em que o utilizador está incluído na grelha Intervenientes do separador Geral do formulário de projetos.

Funções básicas

Este formulário apresenta os campos que definem os dados da Árvore do projeto e as ações disponíveis no formulário.

Os domínios disponíveis em Rubrica orçamental são os que estão ativos de acordo com a configuração do separador Rubricas orçamentais do formulário Projetos. A estrutura do orçamento é a mesma para todos os âmbitos, com exceção dos capítulos/tarefas do tipo de custo Indireto ou Proporcional, que só são visíveis nos âmbitos do tipo EstudoCusto ou Custo principal.

As Fases/versões disponíveis são as geradas para o âmbito selecionada. Quando um projeto é criado, por omissão, é criada a fase 0 dos âmbitos CustoProdução e Certificação. Este campo tem uma ligação que dá acesso a Fases e versões, a partir do qual é possível editar, criar ou eliminar registos. Em função da fase/versão selecionada, são cobrados os preços, as medidas e os montantes correspondentes. A estrutura do orçamento é a mesma para qualquer fase/versão dentro do mesmo âmbito.

A lista pendente Estado de edição da fase/versão permite selecionar Aberta ou Fechada. Ativa ou desativa a edição de dados na fase/versão selecionada, tanto na Árvore do projeto como em Tarefas/Capítulos. Consoante a classe do domínio, aplicam-se as seguintes restrições:

  • Domínios de execução (classes Custo, Produção e Custo), a partir da fase 1, no caso de a fase estar Fechada e existirem fases subsequentes, apenas os utilizadores com a função de Administrador podem alterar o estado para Aberta, para os outros utilizadores está desativado.
  • Domínios da classe Principal, desativados, no estado Fechado.

A lista pendente Vista permite selecionar o modo de visualização do projeto: Orçamento, Apenas tarefas, Planeamento do progresso e Gráfico de Gantt.

Através da Ordenação, ativada apenas na vista Apenas tarefas, é possível ordenar os registos por Código, por Descrição, por Valor na Origem ou por Valor Parcial (disponível nas fases > 0 dos domínios de execução). A ordenação é atualizada de forma dinâmica, pelo que se a ordenação por Valor... estiver definida e o valor de qualquer tarefa for alterado, a posição desta tarefa é atualizada, bem como as percentagens correspondentes.

A caixa Percentagem acumulada ( ativada apenas na vista Apenas tarefas ao ordenar por Valor...) mostra, entre parênteses, ao lado da percentagem de cada tarefa no total, a percentagem acumulada de acordo com a ordenação definida.

Orçamento

Mostra os capítulos e as tarefas que compõem o orçamento do projeto, organizados por ordem hierárquica. Os capítulos podem ser expandidos para mostrar os subcapítulos ou as tarefas que contêm em diferentes níveis. A soma do valor das tarefas é acumulada nos capítulos que as contêm numa base recorrente até ao nó raiz (ORÇAMENTO).

A estrutura do orçamento (capítulos e tarefas) é comum a todos os âmbitos. Por seu lado, os dados para MediçãoPreço e Montante são atualizados com base no Âmbito e Fase/Versão selecionadas. Nas fases de execução ( domínios de classe Custo, Produção e Certificação) > 0 são incluídos os campos Medição parcial e Valor parcial.

Nas fases de execução ( domínios de classe Custo, Produção e Certificação) > 0 são incluídos os domínios Medição parcial e Valor parcial.

Adicionalmente, nos âmbitos da classe Custo, é incluído o Valor incorrido (na origem), um campo só de leitura cujos valores são gerados em cada fase pela ação Calcular incorrido. Nas fases > 0, é incluído o campo Valor parcial incorrido.

Nos domínios de venda ( classes Proposta, Produção, Certificação, Matriz Produção e Matriz Certificação), é apresentado o campo Val. + Coef. ( valor + coeficientes), equivalente ao valor incluindo os coeficientes do contrato associado a cada tarefa.

Os dados parciais correspondem à diferença entre o valor na origem da fase atual e o da fase anterior. Na fase 1, os valores na origem e parciais serão os mesmos, pois não existe fase de progresso anterior (a fase 0 representa o total previsto).

Ao fazer duplo clique na linha de um capítulo ou de uma tarefa, é possível aceder a Tarefas/Capítulos correspondentes ao registo selecionado.

Criar capítulo/tarefa

Esta opção está disponível clicando com o botão direito do rato na linha do capítulo ou da tarefa e selecionando Criar capítulo/tarefa. Pode aceder ao formulário Criação de capítulo/tarefa. A fase/versão deve estar no estado Aberta e uma linha da Árvore do orçamento deve estar selecionada para que este botão esteja ativo.

Eliminar capítulo/tarefa

Esta opção está disponível clicando com o botão direito do rato na linha do capítulo ou da tarefa e selecionando Eliminar capítulo/tarefa. Está ativa se a fase/versão estiver no estado Aberta. Permite eliminar a rubrica selecionada na Árvore do orçamento. A funcionalidade conta com as seguintes restrições e controlos prévios:

  • Eliminação de capítulo: um capítulo só pode ser eliminado se estiver vazio, ou seja, se não tiver tarefas subordinadas.
  • Eliminação de tarefa: o montante deve ser maior que 0, Decomposição, Medição discriminada ou Planeamento em fases/versões diferentes da selecionada:
    • Sim, só pode ser eliminada na fase/versão selecionada. Para eliminar completamente, é necessário eliminá-la em cada uma das fases/versões em que tem registos.
    • Não tem, se a eliminação for confirmada para a fase/versão selecionada, a tarefa é removida do projeto.
  • Dados na fase/versão selecionada:
    • O planeamento de compras não pode ser eliminado. É necessário eliminar as linhas de planeamento manual de compras.
    • Decomposição e/ou Medição, é apresentada uma mensagem de confirmação para eliminar as linhas de decomposição e/ou de medição discriminada.

Quando uma tarefa é eliminada apenas na fase/versão selecionada, a medida, o preço e o montante da mesma nessa fase/versão são eliminados, embora a tarefa ainda esteja visível na árvore do projeto e os dados em outras fases/versões sejam mantidos. Se for removida do projeto, é eliminada e não é visível em nenhuma fase/versão.

Visualização por tipo de custo

A estrutura do orçamento é a mesma em qualquer âmbito, mas as rubricas de tipo de custo Indireto e Proporcional só são visíveis nos âmbitos de classe EstudoCusto e Matriz Custos.

Para as tarefas do tipo de custo Proporcional o campo Medição é apresentado e processado como percentagem (incluindo o símbolo %), pelo que o Montante destas tarefas é o resultado da aplicação do valor percentual de Medição sobre o Preço.

São utilizados ícones diferentes em cada campo para facilitar a interpretação da árvore de orçamento:

Rubrica Ícone
Capítulo
Tarefa
Tarefa com planeamento de compras
Dados com medição discriminada
Linha de decomposição (e não de planeamento)
Linhas de planeamento de compras (e não de decomposição)
Linhas de decomposição e planeamento

Edição de dados

Para alterar um dado na árvore do projeto (exceto no campo Marca), é necessário colocar o foco na célula correspondente e indicar o novo valor ou pressionar a tecla Enter e indicar o valor. De seguida, é necessário pressionar a tecla Enter para validar os dados.

Caso o Estado da fase/versão selecionada seja Aberta na árvore do projeto, os seguintes dados podem ser modificados: Unidade de medida relacionada com a tarefa, Contrato e Adicional Medição e Preço.

Ao alterar o código do contrato ao qual o capítulo/tarefa está associado, são efetuadas as seguintes verificações:

  • Só suporta o código de contratos/adicionais existentes no projeto, pelo que se for introduzido um código inválido, os dados não são atualizados.
  • Para indicar um adicional, o contrato correspondente deve ser definido no capítulo/tarefa. Caso contrário, o código de dossiê não é validado.
  • Ao alterar o contrato/adicional de um capítulo com itens subordinados (contém tarefas), é dada a opção de aplicar as alterações a todos os subcapítulos e/ou tarefas que contém em níveis inferiores.

Quando a medição ou o preço é alterado, o valor  da tarefa é atualizado e, consequentemente, o valor dos capítulos superiores e do orçamento, sujeito às seguintes restrições:

  • Tarefas com medição discriminada/decomposição. A modificação da medição/preço implica a eliminação da medição discriminada/decomposição. Para tal, é apresentada uma mensagem de confirmação, a menos que os parâmetros específicos de Modificações estejam ativados.
  • Tarefas com planeamento. Não é possível modificar o preço de uma tarefa com linhas de planeamento associadas, pelo que é apresentada uma mensagem de informação quando tenta fazê-lo.

Edição de produção

Preço de cada uma das tarefas de tipo de custo Proporcional em âmbitos de classe Custo deve ser igual ao montante total do orçamento na respetiva fase de âmbito de classe Produção, portanto, ao modificar Medição ou Preço de qualquer tarefa na fase N de produção, o Preço de todas as tarefas do tipo de custo Proporcional na fase N dos âmbitos de custo ativos é automaticamente atualizado.
No caso de a fase N de Custo a atualizar estar Fechada, ao guardar alterações na fase N de Produção é apresentado um aviso que oferece a opção de abrir a fase Custo e atualizar os custos proporcionais. Se não for aceite, as alterações da fase N em Produção são anuladas.

Posição de capítulos e tarefas

A partir da Árvore do projeto é possível mover e ordenar os capítulos e as tarefas, arrastando e soltando ("Drag and drop") a linha de origem para a linha de destino. O funcionamento da utilidade é então definido de acordo com a linha em que é libertada:

  • Tarefa do mesmo nó. A rubrica de origem posiciona-se antes da de destino.
  • Tarefa de outro nó. A rubrica de origem é incluída no capítulo de destino, na última posição.
  • Capítulo do mesmo nó. É apresentado um pedido para selecionar Adicionar a rubrica de origem no capítulo de destino ou Mover posição à frente do capítulo de destino.
  • Capítulo de outro nó. A rubrica de origem está incluída no capítulo de destino, na última posição.

A rubrica de origem e a de destino são do mesmo nó quando têm o mesmo capítulo como principal; caso contrário, são consideradas como sendo de outro nó. Se um capítulo for arrastado sobre uma rubrica subordinada, contida no mesmo capítulo em qualquer nível inferior, não é aplicada qualquer ação, uma vez que não é possível movê-lo dentro dele próprio.

Quanto ao tipo de custo das rubricas, é tido em conta para que não seja possível mover um capítulo ou tarefa do tipo de custo Proporcional sobre um capítulo do tipo de custo Direto ou Indireto, nem vice-versa.

Fases de execução

Utilização de fases em âmbitos de execução, classes CustoProdução e Certificação:

  • Fase 0. Previsto para o total do projeto.
  • Fases N (> 0). Executado no período correspondente à fase N. O Preço das tarefas fica vazio enquanto não houver Medição. Quando indicado, o Preço da fase 0 é automaticamente carregado.

Apenas tarefas

Esta vista é uma variante do Orçamento, com os mesmos campos e funcionalidades, em que todas as tarefas que compõem o orçamento são apresentadas ao mesmo nível, podendo ser comparadas e ordenadas com base em diferentes critérios. A soma do valor das tarefas é acumulada no nó raiz (TAREFAS).

Planeamento do progresso

Vista disponível na fase 0 (previsão) dos domínios de execução (Custo, Produção e Certificação) e nas versões dos domínios da classe Matriz. Mostra a percentagem de progresso (planeado ou consolidado) das rubricas em cada fase de execução (> 0).

As fases são projetadas de acordo com os dados da Definição de fases do separador Planeamento temporário de Projetos. Se estes parâmetros não forem indicados, não é possível selecionar a vista.

Tal como o Orçamento, esta vista mostra o projeto organizado em capítulos e tarefas, incluindo os campos Código, Descrição, Unidade de medida, Data de início, Data de fim, Contrato e Adicional para a tarefa, e Medição, Preço e Valor para a tarefa na fase ativa.

O campo Planeamento, desativado, apresenta um ícone que indica se o planeamento da tarefa é válido (visto verde) ou inválido (ponto de exclamação vermelho), sendo atualizado com base nos dados de progresso indicados para a tarefa . O planeamento é considerado inválido quando não atinge 100% ou quando um valor de progresso é inferior ao das fases anteriores (não está contemplada a opção de anular o progresso executado). O campo está vazio se a tarefa não tiver um planeamento de progresso indicado.

O campo Coluna é então incluído para cada fase de execução definida. Para cada fase, é exibido:

  • Tarefas. Edição ativada. Progresso da execução na origem expresso em valor percentual. Admite valores entre 0 e 100.
  • Capítulos. Edição não ativada. Percentagem de progresso de execução na origem calculada a partir do progresso definido nas tarefas ou subcapítulos que contém. Quando o planeamento de uma tarefas atinge 100%, esta é considerada como concluída nas fases seguintes, mesmo que o valor de 100% não seja explicitamente indicado em cada fase.

Além dos utilitários detalhados em Orçamento, estão disponíveis utilitários específicos clicando com o botão direito do rato na linha do capítulo ou da tarefa. Estes utilitários aplicam-se à tarefa selecionada ou, se for selecionado um capítulo, a todas as tarefas secundárias em níveis inferiores:

Criar planeamento do progresso por datas

Gera um planeamento de progresso linear nas fases que contêm o intervalo definido pela Data de início e Data de fim da(s) tarefa(s). É necessário que a(s) tarefa(s) para a(s) qual(is) o planeamento vai ser criado tenha(m) ambas as datas preenchidas e que estas estejam dentro do intervalo definido no Planeamento do tempo do Projeto.

Criar planeamento do progresso por fases

Dá acesso ao formulário Criar planeamento de progresso por fases, a partir deste formulário é possível gerar um planeamento de progresso para o intervalo de fases definido a partir da Fase de início e do Número de fases. Em função destes dados, a execução total é distribuída proporcionalmente (100% / n.º de fases).

Em primeiro lugar, são apresentados os dados da linha em que é aplicada a criação do planeamento.

No grupo de campos Progressos, é indicada a data de início da primeira e a data de fim da última fase para a qual o planeamento do progresso deve ser criado. As fases disponíveis são as já definidas no planeamento do tempo do Projeto. No campo Número de fases, é necessário indicar o número de fases em que o planeamento progressivo deve ser dividido, incluindo a Fase de início.

Em seguida, clicar em Aceitar para concluir o processo.

Eliminar planeamento do progresso

Elimina os dados de planeamento da tarefa selecionada ou, se aplicado a um capítulo, das tarefas secundárias em todos os níveis inferiores. Desativado se a tarefa selecionada não tiver dados de planeamento do progresso.

Deslocar planeamento do progresso

É desativado se a tarefa selecionada não tiver dados de planeamento do progressso. Se um capítulo for selecionado, é verificado se pelo menos uma tarefa secundária tem dados antes de aceder ao formulário.

Dá acesso ao formulário Deslocar planeamento do progresso, através do qual é possível deslocar no tempo o planeamento do progresso existente. É possível adiantar (deslocação negativa) ou atrasar (deslocação positiva) o planeamento, desde que não ultrapasse o número de fases definido para o projeto.

Em primeiro lugar, são apresentados os dados da linha em que é aplicada a criação do planeamento.

No grupo de campos Deslocação do planeamento do progresso, são exibidos os dados das fases já definidas no projeto. No campo N.º de fases a deslocar, é necessário definir em quantas fases o planeamento deve ser deslocado para a frente (valor positivo) ou para trás (valor negativo). Os valores permitidos são controlados para que o planeamento não saia do intervalo definido pelo número de fases do projeto.

De seguida, clicar em Aceitar para concluir o processo.

Consolidar o progresso executado

Dá acesso ao formulário Consolidar o progresso executado. A partir deste formulário, a percentagem de progresso consolidado é atualizada para um determinado intervalo de fases de planeamento. Entende-se por consolidado o progresso registado para a(s) tarefa(s) no domínio e fases selecionados.

Primeiro, são apresentados os dados da linha em que a consolidação é aplicada.

No grupo de campos Consolidação do progresso executado, é indicado o intervalo de datas para o qual o progresso consolidado deve ser guardado. As fases disponíveis são as já criadas no projeto.

De seguida, clicar em Aceitar para concluir o processo.

Ao executar o processo, é apresentado um aviso nos seguintes casos:
  • A(s) tarefa(s) já possui(em) um registo de progresso consolidado, dando a opção de continuar e substituir os dados existentes.
  • Uma das fases do intervalo definido está Aberta, dando a opção de continuar.

Copiar planeamento do progresso

Disponível apenas para tarefas com dados de planeamento do progresso.

Da acceso al formulario Copiar planificación de avance, desde este formulario es posible copiar la planificación de avance definida en el ámbito actual al Ámbito destino que se seleccione. Este proceso se puede aplicar a la Partida seleccionada o al Proyecto completo (todas las partidas del presupuesto de tipo de coste directo).

Dá acesso ao formulário Copiar planeamento do progresso, a partir deste formulário é possível copiar o planeamento do progresso definido no domínio atual para o Domínio de destino selecionado. Este processo pode ser aplicado à Tarefa selecionada ou ao Projeto completo (todas as tarefas do orçamento do tipo custo direto).

De seguida, clicar em Aceitar para concluir o processo.

Edição de datas

Ao alterar a Data de início e a Data de fim, aplicam-se os seguintes controlos e automatismos:

  • Para a mesma tarefa (tarefa/capítulo), a Data de fim não pode ser anterior à Data de início.
  • As datas dos capítulos são atualizadas com base nas datas das tarefas secundárias dos níveis inferiores, de acordo com a estrutura orçamental: a Data de início é a data da tarefa inicial mais antiga e a Data de fim é a data da tarefa final mais recente.
  • Tarefas. As datas dos capítulos superiores são verificadas até ao nó raiz (ORÇAMENTO). Se necessário, as datas dos capítulos são atualizadas com base nos critérios definidos no ponto anterior.
  • Capítulos. A nova data é atribuída a todas as tarefas secundárias dos níveis inferiores, substituindo as suas datas anteriores. Da mesma forma, os capítulos superiores são atualizados com os critérios definidos.

Gráfico de Gantt

Vista disponível na fase 0 (previsão) dos domínios do tipo Custo. Apresenta um gráfico de Gantt com a estrutura do orçamento, considerando as tarefas como tarefas e os capítulos como tarefas de resumo. Para além da estrutura do orçamento, com código e descrição, são incluídas as colunas (só de leitura) Data de início, Duração e Data de fim.

Edição a partir das barras do gráfico:

  • Deslocação (arrastando a barra) das tarefas e das tarefas agrupadas: a duração é mantida e as datas de início e de fim são alteradas.
  • Alteração das datas de início e de fim (deslocando as extremidades da barra) das tarefas. Não disponível nas tarefas de resumo, uma vez que as suas datas são calculadas a partir das tarefas subordinadas.

Filtros

A partir deste separador, é possível filtrar as tarefas apresentadas na Vista selecionada de acordo com diferentes critérios:

Filtros de visualização

  • Medição. Filtragem das tarefas com dados de medição (> 0) na fase/versão ativa.
  • Decomposição. Filtragem das tarefas com decomposição associada na fase/versão ativa.
  • Planeamento. Filtragem das tarefas com planeamento de compras associado na fase/versão ativa.
  • Tipo de custo. Filtragem das tarefas de acordo com o tipo de custo, podendo discriminar entre os de custo direto e os de custo indireto e proporcional.
  • Marca. Filtragem das tarefas com marca, sem marca ou de acordo com a sua cor.
  • Aplicar filtros. Caixa que permite ativar os filtros selecionados; se não estiver selecionada, os filtros selecionados não são aplicados na Vista.

Quando os filtros estão a ser aplicados na Vista selecionada, o texto (FILTROS ATIVOS) é adicionado ao nó raiz da árvore (ORÇAMENTO ou TAREFAS).

As restrições dos diferentes filtros são acumuladas, de modo a que as tarefas apresentadas sejam aquelas que cumprem todos os filtros selecionados.

Por outro lado, o valor apresentado nos capítulos e na raiz do orçamento é o valor acumulado para as tarefas filtradas. Ou seja, o valor apresentado quando existem filtros ativados pode ser diferente do valor total do projeto.

Visibilidade das colunas

Permite personalizar, por utilizador e para cada projeto, a visualização do Gráfico de Gantt a partir das colunas predefinidas pelo administrador no formulário Colunas do gráfico de Gantt:

  • Descrição. Texto definido para ser apresentado no cabeçalho da coluna.
  • Visível. Ativa ou desativa a visibilidade da coluna. A coluna Árvore de nós nunca pode ser desativada.
  • Largura. Valor numérico que define a largura da coluna.
  • Ordem. Valor numérico que define a posição das colunas, ordenadas da menor para a maior. A ordem das colunas Identificador e Árvore de nós é fixa e não pode ser alterada, sendo 1 e 2, respetivamente.

Modificações

Este grupo de campos permite definir o comportamento ao modificar na Árvore do projeto a Medição ou o Preço das tarefas quando têm medição discriminada ou decomposição, respetivamente.

Se a caixa Eliminar sempre a medição discriminada estiver assinalada, a edição da medição remove automaticamente a medição discriminada da tarefa, caso contrário é pedida confirmação sempre que for modificada, e se Eliminar sempre a decomposição estiver assinalada, a edição do preço remove automaticamente a decomposição da tarefa, caso contrário é pedida confirmação sempre que esta for modificada.

O formulário contém os seguintes botões:

  • Importação. Acesso ao formulário de importação para o âmbito e a fase/versão selecionados. Está desativado se nenhum âmbito ou fase/versão for selecionado ou se o estado da fase/versão for Fechado.
  • Exportação. Acesso ao formulário de exportação a partir do âmbito e a fase/versão selecionados. Está desativado se não for selecionado nenhum âmbito ou fase/versão.

Além disso, como Relacionados são visualizados:

  • Decomposição. Acesso ao formulário de decomposição para o âmbito e a fase/versão selecionados. Está desativado se não existirem registos na fase/versão.
  • Planeamento de compras. Acesso ao formulário de planeamento de compras para o âmbito e fase/versão selecionados. Está desativado se não existirem registos na fase/versão.
  • Folha de contratação. Acesso à folha de contratação se a versão selecionada estiver fechada; se estiver aberta, é apresentada uma mensagem para confirmar se a versão é fechada e se o acesso é concedido. Esta opção está ativa se tiver sido selecionada um âmbito de classe Estudo.
  • Resumo da fase. Acesso ao formulário de resumo da fase ativa. Disponível nos âmbitos de classe Custo e fase superior a 0, ativo sempre que o resumo correspondente tenha sido criado previamente através da ação Gerar resumo da fase.

A Decomposição e o Planeamento de compras também são apresentados como Relacionados.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Projetos/Os meus projetos Tarefas/Capítulos Contrato de venda Adicionais do contrato Fases/Versões