Plataforma CRM Armazéns Compras Vendas Produção Projetos Finanças SAT Configuração Integrações Transversais
XRP Enterprise PlataformaGuiasAdministração
PlataformaGuiasAdministração
Administração
Voltar | Lista de Artigos

Como criar novos objetos com os assistentes

Última alteração a 27/09/2024
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

É possível aceder a diferentes assistentes selecionando o ponto Sistema | Administração, no ponto Assistentes de programação.

Como criar novas tabelas com o assistente de tabelas

Conceitos básicos

O assistente de tabelas é uma ferramenta que permite criar tabelas com base nos dados da aplicação ou modificar uma tabela existente.

É possível aceder ao assistente selecionando o ponto Sistema | Administração, depois em Assistentes de programação | Assistente de tabelas.

Funções básicas

O assistente de tabelas é uma ferramenta que permite criar tabelas com base nos dados da aplicação ou modificar uma tabela existente.

Depois de indicar a tabela (por defeito, kw é proposto como prefixo) e a descrição, pode proceder à indicação dos campos que a compõem. Se pretender, pode definir as propriedades dos campos, no grupo Propriedades do campo, se os tiver selecionado previamente na grelha do grupo Campos.

As propriedades dos campos são as seguintes:

  • O seu nome e descrição.
  • As etiquetas de entrada e saída.
  • O tipo de dados a que o campo a definir deve corresponder, bem como o seu comprimento máximo, consoante o tipo.
  • Se é um campo obrigatório e se faz parte da chave primária.
  • Além disso, pode indicar uma lista possível de valores permitidos. Uma lista obtida a partir de uma lista do sistema ou de um campo de tabela.

Ao guardar a tabela, são igualmente guardadas as alterações, são sincronizadas, criadas ou atualizadas a consulta e a consulta de base, o objeto de negócio e o formulário. Os novos objetos são criados com o mesmo nome que o nome da tabela.

A ferramenta atual tem as seguintes limitações:

  • Sempre que uma definição de tabela é guardada, todos os objetos relacionados são atualizados: consulta de base, consulta, objeto de negócio e formulário.
  • Ao guardar a definição o formulário só é criado se não existir ou se não tiver sido modificado a partir do assistente de formulários.
  • Só é possível aceder ao desenho da tabela se este tiver sido realizado a partir deste assistente. Pode modificar o desenho a partir de Studio, mas depois de o modificar, não o pode abrir novamente a partir do assistente.

Além disso...

A partir de um formulário de tabela, é possível aceder às seguintes entidades relacionadas:

  • Formulários associados. Acede ao assistente de formulários, selecionando um dos formulários associados à tabela.
  • Diagramas de Business Navigator. Acede aos diagramas de Business Navigator cujo objeto de negócio corresponde ao do formulário associado à tabela.

Para importar a definição de uma tabela

Para facilitar a criação da tabela, é possível importar a definição de uma tabela física da base de dados. Para tal, está disponível a ação Importar tabela.

Como criar uma tabela com o assistente

Conceitos básicos

Com base no kit Platform Starter, pretende criar uma manutenção de contactos, para os ligar a um potencial cliente ou a um cliente de um potencial cliente.

Passos a seguir

Para criar a tabela

Primeiro, um administrador acede ao Assistente de tabelas selecionando Sistema | Administração, em Assistentes de desenvolvimento | Assistente de tabelas.

Clique no ícone Novo registo para aceder ao assistente. No código, pode especificar o nome da tabela, por exemplo, kw_contact, o sistema aplica automaticamente um prefixo. Complete com a descrição da tabela.

Adicione os campos com as propriedades básicas do contacto, que, por exemplo, poderiam ser:

  • xcontact_id. O código de contacto ou identificador. Um texto de comprimento 8, campo obrigatório e chave primária.
  • xname. Um nome do contacto. Um texto de comprimento 120.
  • xlanguage. O idioma preferencial a utilizar. Um número inteiro.
  • xtype. O tipo de contacto preferencial. Um número inteiro, com uma lista de valores do tipo Lista de sistema. Selecionar a lista Método de contacto.
  • xtelephone. Telefone. Um texto de comprimento 12.
  • xemail. E-mail. Um texto de comprimento 120.

Depois de a tabela ter sido criada, pode guardá-la. Ao guardar a tabela, são igualmente guardadas as alterações, são sincronizadas, criadas ou atualizadas a consulta e a consulta de base, o objeto de negócio e o formulário. Os novos objetos são criados com o mesmo nome que o nome da tabela.

Para rever o formulário associado

Agora é possível rever o formulário associado, acedendo ao mesmo a partir da área Formulários associados, formulário kw_contact. Pode pré-visualizar o formulário acedendo ao botão Pré-visualização.

Para adicionar ao menu

Ao aceder ao botão Adicionar menu, é possível adicionar uma nova manutenção no painel de navegação. Selecione o ponto de menu apropriado, por exemplo, dentro da pasta Vendas. Marcada a opção de Lista anterior.

Pode agora aceder à nova manutenção a partir do painel de navegação.

Para gerir a segurança

E, finalmente, pode aceder ao Gestor de segurança da IU para gerir as permissões de acesso à nova manutenção. Aceda-lhe a partir do botão Alterar segurança.

Para melhorar a manutenção

Podemos melhorar esta manutenção fazendo com que o campo de idioma esteja ligado a uma Lista de valores do tipo Tabela/Campo.

  • Criar uma nova tabela kw_language, com os campos xcode, código de idioma e o campo xlanguage, descrição do idioma. Uma nova tabela criada a partir do assistente.
  • Alterar a tabela de contactos, fazendo com que o campo de idioma esteja associado a uma Lista de valores do tipo Tabela/Campo.
    • Campo xlanguage, campo da tabela kw_language de onde é retirado o valor.
    • A ligação é definida através da ligação do campo-chave xcode de kw_language com o campo de ligação xlanguage da tabela de contactos.

A partir de onde podemos criar a lista do sistema?

No exemplo, utilizámos uma lista de sistema para uma lista de valores de tipo. A nova lista de sistemas pode ser criada a partir do assistente de listas de sistemas. Consulte Como criar uma lista de sistema com o assistente.

Como criar novos formulários com o assistente de formulários

Conceitos básicos

O assistente de formulários é uma ferramenta que lhe permite modificar e/ou eliminar formulários criados com o assistente de tabelas. Pode aceder a partir do assistente de tabelas.

Funções básicas

Com esta ferramenta pode modificar a apresentação de um formulário ou eliminar um formulário.

O assistente de formulário está dividido num seletor de elementos de objeto de negócio, numa árvore de elementos de formulário (com um gráfico de estrutura em árvore e uma área de separadores) e numa área de propriedades do elemento de formulário selecionado.

É possível personalizar um elemento de formulário (alterar a sua etiqueta, indicar se o campo é só de leitura e selecionar o seu estilo de visualização), dependendo do tipo de dados associados ao elemento.

É possível adicionar um campo de objeto de negócio ao formulário clicando nele e arrastando-o do seletor de elementos do objeto de negócio para a localização pretendida na árvore de elementos do formulário; dentro de um grupo ou numa área de dados fixos.

Além disso, utilizando as opções avançadas, pode pré-visualizar o formulário e adicionar um acesso ao formulário a partir da árvore de navegação e personalizar a sua segurança. Sem este acesso, os utilizadores finais não podem aceder ao formulário.

A ferramenta atual tem as seguintes limitações:

  • Quando modifica um formulário, este é desvinculado da tabela; se modificar a tabela a partir do assistente, o formulário deixa de ser atualizado
  • Só é possível aceder à apresentação do formulário se esta tiver sido efetuada a partir deste assistente. Pode modificar a apresentação a partir de {var.studio}, mas uma vez modificado a partir daí, não pode voltar a abri-lo a partir do assistente.

Além disso...

Pode aceder às seguintes ações avançadas:

  • A ação Pré-visualizar está disponível para facilitar a apresentação do formulário e para poder ver o seu aspeto.
  • Assistente de menus. O assistente de menus é uma ferramenta que lhe permite adicionar ou eliminar ações à árvore de navegação. Pode aceder a partir do Assistente de formulários, botão Adicionar ao menu.

Como criar novas ações da árvore de navegação com o assistente de menus

Conceitos básicos

O assistente de menus é uma ferramenta que permite adicionar ou eliminar ações da árvore de navegação. Pode aceder a partir do Assistente de formulários, botão Adicionar ao menu.

Funções básicas

Com esta ferramenta, pode adicionar uma ação de menu ou removê-la da árvore de navegação.

O assistente de menus está dividido numa área de propriedades gerais do formulário, um seletor de pastas da árvore de navegação e uma área de opções de abertura (a etiqueta da ação na árvore de navegação, a descrição auxiliar da ação e a lista anterior).

Pode adicionar à árvore de navegação o acesso a um formulário, depois de selecionar no seletor de pastas da árvore de navegação a pasta em que pretende a ação, e indicar as opções de abertura e guardar as alterações.

É possível eliminar um acesso a um formulário (a pasta que contém a ação está indicada a negrito), utilizando o botão correspondente.

Além disso, através das opções avançadas, pode aceder ao gestor de segurança da IU, para personalizar as definições de segurança do formulário, através de Modificar segurança.

Como criar novas listas do sistema com o assistente de listas

Conceitos básicos

O assistente de listas é uma ferramenta que permite criar listas de sistema com base nos dados da aplicação ou modificar uma lista existente.

É possível aceder ao assistente selecionando o ponto Sistema | Administração, depois em Assistentes de programação | Assistente de listas.

Funções básicas

Quando são acrescentados novos campos, é necessário acrescentar novas listas de valores que podem ser utilizadas a partir da aplicação (por exemplo, listas que definem os elementos que compõem um grupo de seleção, etc.). Estas listas de utilização geral são designadas por Listas de sistema.

As listas de sistema permitem-lhe definir, de forma simples, valores multilingues com um código associado. Estes valores são armazenados no repositório e fazem parte da definição da aplicação, mas não são mantidos pela aplicação. Geralmente, as listas de sistema são utilizadas como fontes de valores a apresentar em listas, listas suspensas, grupos de opções, etc.

Depois de indicar o identificador ou código e o seu nome, pode continuar a indicar os elementos que o compõem. Se pretender, pode definir as propriedades dos elementos, no grupo Elemento selecionado, se os tiver selecionado previamente na grelha do grupo Elementos.

As propriedades dos elementos são as seguintes:

  • Em elemento, o código do valor da lista a processar.
  • O valor que tem o elemento da lista.
  • A imagem associada, no caso de pretender ligar uma imagem ao elemento.

Além disso...

As listas do sistema podem ser utilizadas a partir do assistente de tabelas; em campos definidos com lista de valores do tipo lista. Ver Assistente de tabelas.

Como criar uma lista de sistema com o assistente

Conceitos básicos

Com base no kit Platform Starter, pretende criar uma lista de sistema que contenha diferentes métodos de contacto, para explorar a partir de uma possível manutenção de pessoas de contacto de um potencial cliente.

Passos a seguir

Para criar a lista de sistema

Primeiro um administrador acede ao Assistente de listas selecionando o item Sistema | Administração, no item Assistentes de desenvolvimento | Assistente de listas.

Clique no ícone Novo registo para aceder ao assistente. No código, pode especificar o nome da lista, por exemplo, kw_contact, o sistema aplica automaticamente um prefixo. Complete com o título da lista.

Como valores interessantes, pode reportar 1 Telefone2 E-mail,3 SMS, etc.

Depois de criada a lista, pode guardá-la.

A partir de onde podemos utilizar a lista de sistema?

A nova lista do sistema pode ser utilizada a partir do assistente de tabelas; na criação de uma nova tabela com um campo do tipo Lista de valores com Lista de sistema. Consulte Como criar uma tabela com o assistente.

Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Ferramentas de administração Como funciona o modelo organizacional Acerca dos utilizadores Como funciona o modelo organizacional do Cegid Como funciona a segurança e a auditoria