Última alteração a 07/08/2024
Em Armazéns, existem vários preços de custo com significados diferentes que devem ser conhecidos em pormenor para os poder interpretar e utilizar corretamente o sistema.
Preço padrão
As formas mais comuns para preencher o preço padrão dos artigos variam consoante o tipo de artigo.
Se for um artigo de fabrico:
- Este preço corresponde, de acordo com o plano de produção, ao que se estima ser o custo de produzir cada unidade do artigo.
- Uma vez iniciada a produção e obtidos os custos reais, é possível verificar se os cálculos teóricos estão corretos, por exemplo, consultando a Lista de custos de OF históricas localizada em Produção (Avançado) | Relatórios | Listas | Custos, ou se a escala de preços e também o preço padrão devem ser ajustados.
- O processo de cálculo e atualização é efetuado a partir de Produção (Avançado) | Custos | Cálculo de custos por conjunto. Para que o sistema atualize o preço padrão do artigo, é necessário assinalar a caixa Preço padrão.
Importância
Este preço indica o preço de custo médio ponderado das existências do artigo. É calculado automaticamente, sempre que a empresa está configurada com a opção Recálculo automático nos parâmetros da empresa.
A fórmula utilizada para o cálculo na aplicação é a seguinte:
((preço médio * existências anteriores) + valor do movimento) / existências posteriores
Por exemplo:
- Um artigo, Sensor UHR/65 Max3, é novo e nunca esteve em stock em qualquer armazém.
- Registar a entrada, no armazém principal, de 10 unidades a 12,5€.
- Voltar a efetuar uma entrada a outro preço.
- O preço médio foi calculado como sendo ((10*12.5) + (75)) / 15 = 13.3334.
- Fazer uma saída de armazém. Neste caso, o preço médio mantém-se inalterado.
- Se fizer uma nova entrada, o preço médio é ((8*13.3334)+(10*14))/18 = 13.7037.
- Fazer mais duas entradas, desta vez num armazém diferente. Isto implica que se obtém um preço médio diferente se for calculado especificamente para este outro armazém. Contudo, se consultar a ficha do artigo, o preço médio apresentado corresponde ao preço médio de todos os armazéns. O sistema calcula-o como: ((23 * 13.7681) + 87.5) / 30 = 13,47222.
Se, em qualquer momento, o stock do artigo em todos os armazéns chegar a 0, o cálculo do preço médio recomeça, uma vez que apenas conta o stock existente em armazém.
Ao fazer um documento de vendas, o preço de custo associado será o preço médio global do artigo, independentemente do armazém de saída do stock.
Guardar ou partilhar este artigo
Obrigado pelo seu voto.
Faça login para deixar a sua opinião.
Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!