Eye Peak Operações de SaídaReposição
Operações de SaídaReposição
Reposição
Voltar | Lista de Artigos

Reposição

Última alteração a 08/05/2025
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

A reposição de stock é o processo através do qual se reabastece as estantes do armazém após a receção de novas mercadorias.

Sugestão com Base em Níveis de Stock

No processo de reposição existe um critério que permite despoletar a reposição através da definição de níveis mínimos de stock na localização de picking do artigo. Quando o stock disponível atinge o nível mínimo de stock, é proposta a reposição de stock para o artigo/localização em causa. Desta forma, é possível garantir que, numa determinada localização, o stock do artigo não atinge valores que possam causar ruturas de stock.

Para tirar partido desta funcionalidade, siga os seguintes passos:

  1. Configurar a reposição;
  2. Indicar na ficha de artigo, no campo Stock Mín. Loc. Pick, a quantidade de stock mínima pretendida para o artigo na sua localização de picking.

Tipo de Documento de Reposição

O tipo de documento REPLENISH foi criado para ser usado na criação de documento de reposição. Estes documentos de reposição são utilizados na reposição automática e podem ser configurados no parâmetro REPLENISH_AUTO_DOC. Neste parâmetro só podem ser configurados documentos do tipo REPLENISH.

Desta forma, os documentos de reposição têm este tipo próprio (REPLENISH) e um editor próprio (Documento de Reposição) para facilitar a sua gestão e para que o respetivo comportamento seja autónomo no sistema.

Reposição Manual por Stock Máximo

Atualmente, apenas é possível gerar tarefas de reposição de duas formas:

  • Automaticamente, mediante os níveis de stock definidos e os respetivos documentos para aviar;
  • Através da reposição da onda de picking, sendo esta para uma zona de trabalho.

Para as operações que, por exemplo, pretendam repor o stock em zonas de picking no final do dia para que no dia seguinte as mesmas estejam completas, é possível forçar a criação de tarefas de reposição sempre que for necessário.

De referir que ao utilizar esta operação, só poderá visualizar os artigos que tiverem definido o stock máximo nas suas localizações de picking.

Para gerar uma reposição, siga os seguintes passos:

  1. Aceder a Operações de Saída | Picking | Reposição;
    Nota: Não poderá selecionar um tipo de onda porque esta opção faz com que a reposição apenas seja orientada para esse tipo de onda.
  2. Colocar os filtros que considerar serem os mais indicados e clicar em Atualizar;
  3. Selecionar as linhas para as quais pretende gerar as tarefas de reposição;
  4. Aceder às operações de Contexto e selecionar a opção Criar Tarefas de Reposição.

Reposição com Níveis de Stock Mínimo

No processo de reposição manual, que deteta as localizações em que não há stock igual ao stock máximo, é importante que a necessidade de reposição apenas seja aberta se o stock estiver inferior a um determinado nível. Tirando partido da configuração de stock mínimo nas localizações de picking presente na ficha de artigo, é possível indicar se é preciso controlar por essa configuração ou se não há necessidade de reposição.

Para criar reposições apenas se o stock estiver abaixo do stock mínimo, siga os seguintes passos:

  1. Aceder a Operações de Saída | Picking | Reposição;
  2. Ativar a opção Controlar pelo Stock Mínimo;
  3. Clicar no botão Atualizar.
    Serão apresentados os artigos com stock em localizações de picking abaixo do stock mínimo para os quais existe a necessidade de reposição de stock;
  4. Selecionar as linhas de artigo para as quais pretende gerar reposição de stock;
  5. Aceder à opção de contexto Gerar Tarefas de Reposição para gerar as tarefas de reposição para as linhas selecionadas anteriormente.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Reposição por Unidades Agregadoras Completas Reposição por Unidades Agregadoras Completas Reposição