Eticadata Base
Base
Base
Voltar | Lista de Artigos

SAF-T CV

Última alteração a 21/06/2023
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Esta janela permite parametrizar algumas informações necessárias à exportação para SAF-T CV. Para realizar a exportação SAF-T CV, é necessário preencher devidamente todas as configurações do tipo de exportação selecionado. Sempre que o utilizador gravar, todas as parametrizações definidas são guardadas por empresa para as exportações seguintes.

Preenchimento dos Campos da Janela

Data De Indica a data de início de exportação. Este campo está sempre indisponível e é preenchido com a data de início do exercício. No caso de a exportação selecionada ser Inventários, deverá ser inserida a data do inventário, tendo em atenção que só é gerado inventário para uma data única, pelo que a Data De e a Data Até devem ser iguais.
Data Até Indica a data limite dos movimentos a exportar. Indiretamente, definirá também o exercício a exportar – que será o exercício que contém a data indicada. Este campo deve sugerir a data atual do sistema. No caso de a exportação selecionada ser Inventários, deverá ser inserida a data do inventário, tendo em atenção que só é gerado inventário para uma data única, pelo que a Data De e a Data Até devem ser iguais.
Conteúdo do ficheiro a gerar Indica o tipo de informação a exportar. O conteúdo do ficheiro a gerar pode ser: Ficheiro Completo, Contabilidade, Inventários  e Outros. Neste campo, deve ser sugerido por defeito o seguinte:
  • Ficheiro Completo - Se estiverem licenciadas as aplicações Gestão Comercial e Contabilidade.
  • Inventários - Se apenas a Gestão Comercial estiver licenciada.
  • Contabilidade - Se apenas a Contabilidade estiver licenciada.
Estão disponíveis as seguintes opções de exportação:
  • Ficheiro Completo - Inclui os movimentos contabilísticos, os documentos de conferência de mercadorias ou de prestação de serviços, os documentos de recibos emitidos e os inventários, e todas as tabelas complementares de Artigos, Impostos, Contas, Clientes e Fornecedores.
  • Inventários - Inclui a contagem de inventário, as tabelas de Artigos e de Impostos.

Os valores gerados para o inventário são exclusivamente baseados nos movimentos de stock gerados pela Comercial, e referem-se à "posição" de stock à data indicada para o inventário, que deverá ser igual ou inferior à data de fecho de stocks e custos (procedimento efetuado pela operação de Recálculo de stocks e custos).

O inventário é gerado por referência a um exercício, sendo que a data do inventário indicada tem se enquadrar dentro do período do exercício ativo para o qual se pretende gerar o inventário.

  • Contabilidade - Inclui os movimentos contabilísticos, assim como as tabelas complementares de Contas, Clientes, Fornecedores e Impostos necessárias.

No âmbito da exportação do ficheiro SAF-T, todas as contas do plano (classe 1 a 8) devem conter uma taxonomia associada. Caso existiam contas sem taxonomia associada ou outras anomalias relacionadas com uma associação das taxonomias incorreta, não é permitida a geração do ficheiro, sendo apresentada uma mensagem de erro ao tentar gravar a configuração para exportação do ficheiro com o conteúdo da Contabilidade (ou Ficheiro Completo).

Para se conseguir gerar o ficheiro, será necessário corrigir as anomalias, devendo para isso ser executado o diagnóstico de conformidade de operações, para detetar as anomalias que precisam de ser corrigidas.

  • Outros - Inclui os documentos de conferência de mercadorias ou de prestação de serviços e os documentos de recibos emitidos a clientes ou fornecedores, bem como as tabelas complementares de Clientes, Fornecedores, Artigos e Impostos.
Efetuar diagnóstico Permite que, previamente à exportação, seja efetuado um diagnóstico onde são identificadas algumas inconformidades nos valores a exportar. Caso existam essas inconformidades, é apresentada uma janela onde são se podem identificar os problemas existentes, com uma breve descrição e sugestão para possível resolução.
Comentários Permite indicar comentários a apresentar no ficheiro a gerar, no campo existente para o efeito.

Separador Faturação

Artigos para linhas especiais As linhas Diversos e Acertos que podem ser inseridas nos documentos necessitam do código de produto para efeitos de SAF-T. Assim, estes campos devem ser preenchidos com códigos não contidos na tabela de artigos.
  • O campo Diversos permite definir um código de artigo, usado no ficheiro a exportar, para o tipo de linhas de diversos existentes nos documentos.
  • O campo Acertos permite definir um código de artigo, usado no ficheiro a exportar, para o tipo de linhas de acertos existentes nos documentos
Os códigos de artigos definidos não podem coincidir com nenhum dos artigos existentes na tabela de artigos (ou, pelo menos, com nenhum dos exportados). Ao exportar os artigos existentes, deverão ser exportados mais dois registos com os códigos aqui introduzidos.
Identificação do Estabelecimento Campo obrigatório e preenchido automaticamente com Global ou Sede, conforme o conteúdo a gerar no ficheiro. No caso do conteúdo Faturação, é preenchido com Global; no caso de Contabilidade ou Integrado - Contabilidade e Faturação, é preenchido com Sede.
Motivo de Isenção de Imposto, quando em falta no tipo de documento ou para linhas de acerto Permite indicar o motivo da não aplicação de imposto, para a linha de acertos com taxa de IVA zero de forma fixa e também para cenários em que a linha do documento não tenha preenchido o motivo da não aplicação do imposto. Este campo só será necessário caso não se tenha definido no respetivo tipo de documento o campo Texto Isenção IVA.
Tipos de Documentos Permite indicar, para cada um dos tipos de documentos apresentados na grelha, uma das associações disponíveis para a exportação do ficheiro SAF-T. Os tipos de documentos, tipicamente já se encontram configurados, não sendo possível configurar ou alterar os tipos de documentos que já tiverem sido movimentados. Este campo não está visível quando o conteúdo é Inventários.
Categorias Permite definir, para cada uma das categorias apresentadas, a respetiva categoria do SAF-T. No caso da exportação de inventários, terá também de ser indicada a respetiva tipologia.
Moedas Permite redefinir, para cada uma das moedas da aplicação, uma abreviatura aceite no ficheiro de SAF-T, segundo a norma (ISO 4217). Este campo não está visível quando o conteúdo é Inventários.
Tipos Movimentos / Pagamentos Permite redefinir, para cada um dos tipos de movimentos / pagamentos da aplicação, um tipo de movimento / pagamento aceite no ficheiro de SAF-T. Este campo não está visível quando o conteúdo é Inventários.

Separador Contabilidade

Movimentos Contabilísticos Permite definir, para cada um dos diários apresentados, uma das quatro tipificações disponíveis para a exportação do ficheiro SAF-T: Normal, Regularizações do período de tributação, Apuramento de resultados e Movimentos de ajustamento. O preenchimento das tipificações para cada diário é obrigatório quando o conteúdo selecionado é Ficheiro Completo ou Contabilidade.

Operações Disponíveis

Gravar Permite gravar, por empresa, as parametrizações definidas.
Gerar Permite gerar o ficheiro SAF-T CV. O ficheiro gerado é um ficheiro normalizado em formato .xml, produzido de acordo com as especificações técnicas publicadas na Portaria 47/2021 de 07/10. Este formato de ficheiro será requerido para o cumprimento da comunicação de movimentos de contabilidade, documentos de conferência, documentos de recibos emitidos e inventários.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Análise DPO Anonimização Emissão de Consentimento Editar Dashboard Editor de Widgets