Eticadata Base
Base
Base
Voltar | Lista de Artigos

SAF-T AO

Última alteração a 21/06/2023
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW

Esta janela permite parametrizar algumas informações necessárias à exportação para SAF-T AO. Para realizar a exportação SAF-T AO, é necessário preencher devidamente todas as configurações do tipo de exportação selecionado. Sempre que o utilizador gravar, todas as parametrizações definidas são guardadas por empresa para as exportações seguintes.

Preenchimento dos Campos da Janela

Data De Indica a data de início de exportação. Este campo está sempre indisponível e é preenchido com a data de início do exercício.
Data Até Indica a data limite dos movimentos a exportar. Indiretamente, definirá também o exercício a exportar – que será o exercício que contém a data indicada. Este campo deve sugerir a data atual do sistema.
Conteúdo do ficheiro a gerar Indica o tipo de informação a exportar. O conteúdo do ficheiro a gerar pode ser: Faturação, Autofaturação, Contabilidade integrada com a faturação,  Contabilidade, Recibos, Aquisição de bens e serviços e Aquisição de bens e serviços integrada com a faturação. Neste campo, deve ser sugerido por defeito o seguinte:
  • Faturação - Se estiverem licenciadas as aplicações Gestão Comercial.
  • Contabilidade - Se apenas a Contabilidade estiver licenciada.
Estão disponíveis as seguintes opções de exportação:
  • Faturação - Inclui os documentos comerciais (faturas ou documentos equivalentes) e documentos de conferência de entrega ou de prestação de serviços, sendo exemplos, as consultas de mesa, orçamentos, folhas de obra, etc.; documentos de recibos emitidos, e todas as tabelas complementares de Artigos, Impostos e Clientes.
  • Autofaturação - Inclui os documentos comerciais, apenas documentos do tipo faturas/recibo emitidos pela empresa em nome e por conta do fornecedor.
  • Contabilidade integrada com a faturação - Inclui os movimentos contabilísticos, os documentos comerciais (faturas ou documentos equivalentes), documentos de movimentação de mercadorias (guias de remessa, de transporte, entre outros), documentos de conferência de entrega ou de prestação de serviços (as consultas de mesa, orçamentos, folhas de obra, etc.), documentos de recibos emitidos, e todas as tabelas complementares de Contas, Artigos, Impostos, Clientes e Fornecedores.
  • Contabilidade - Inclui apenas os movimentos contabilísticos, e todas as tabelas complementares de Contas, Artigos, Impostos, Clientes e Fornecedores.
  • Recibos - Inclui apenas a secção de documentos de recibos emitidos e todas as tabelas complementares de Impostos e Clientes.
  • Aquisição de bens e serviços - Inclui documentos de compras registados no sistema, faturas ou documentos equivalentes, e todas as tabelas complementares de Impostos e Fornecedores.
  • Aquisição de bens e serviços integrada com a faturação - Inclui o conteúdo das duas opções de exportação, sendo esta opção a que irá ser solicitada para o cumprimento da obrigação de submissão mensal dos elementos das faturas à AGT.
Separar documentos por mês Permite gerar o SAF-T separado por meses, no caso de grandes volumes de dados, não sendo aplicável essa opção para conteúdos a exportar de Contabilidade ou Contabilidade integrada com faturação.
Efetuar diagnóstico Permite que, antes da exportação, seja efetuado um diagnóstico onde são identificadas algumas inconformidades nos valores a exportar. Caso existam essas inconformidades, é apresentada uma janela onde é possível identificar os problemas existentes, com uma breve descrição e sugestão para possível resolução.
Comentários Permite indicar comentários a apresentar no ficheiro a gerar, no campo existente para o efeito.

Separador Faturação

Artigos para linhas especiais As linhas Diversos e Acertos que podem ser inseridas nos documentos necessitam do código de produto para efeitos de SAF-T. Assim, estes campos devem ser preenchidos com códigos não contidos na tabela de artigos.
  • O campo Diversos permite definir um código de artigo, usado no ficheiro a exportar, para o tipo de linhas de diversos existentes nos documentos.
  • O campo Acertos permite definir um código de artigo, usado no ficheiro a exportar, para o tipo de linhas de acertos existentes nos documentos
Os códigos de artigos definidos não podem coincidir com nenhum dos artigos existentes na tabela de artigos (ou pelo menos com nenhum dos exportados). Ao exportar os artigos existentes, deverão ser exportados mais dois registos com os códigos aqui introduzidos.
Identificação do Estabelecimento Campo obrigatório e preenchido automaticamente com Global ou Sede, conforme o conteúdo a gerar no ficheiro. No caso do conteúdo Faturação, é preenchido com Global; no caso de Contabilidade ou Integrado - Contabilidade e Faturação, é preenchido com Sede.
Motivo de Isenção de Imposto, quando em falta no tipo de documento, ou para linhas de acerto Permite indicar o motivo da não aplicação de imposto, para a linha de acertos que tem taxa zero de forma fixa e também para cenários em que o documento não tenha preenchido o motivo da não aplicação do imposto. Neste caso, serão situações excecionais, uma vez que o preenchimento desse campo é obrigatório quando são emitidos os documentos.
Tipos de Documentos Permite indicar, para cada um dos tipos de documentos apresentados na grelha, uma das associações disponíveis para a exportação do ficheiro SAF-T. As configurações dos tipos de documentos, tipicamente, já se encontram configuradas. Não é possível configurar ou alterar a configuração dos tipos de documentos que afetem o volume de vendas (faturas ou documentos equivalentes e notas de crédito). Nos restantes, apenas é possível se ainda não tiverem sido movimentados.
Categorias Permite definir, para cada uma das categorias apresentadas, a respetiva categoria e tipologia do SAF-T.
Moedas Permite redefinir, para cada uma das moedas da aplicação, uma abreviatura aceite no ficheiro de SAF-T, segundo a norma (ISO 4217). Este campo não está visível quando o conteúdo é Inventários.
Tipos Movimentos / Pagamentos Permite redefinir, para cada um dos tipos de movimentos / pagamentos da aplicação, um tipo de movimento / pagamento aceite no ficheiro de SAF-T. Este campo não está visível quando o conteúdo é Inventários.

Separador Contabilidade

Movimentos Contabilísticos Permite definir, para cada um dos diários apresentados, uma das quatro tipificações disponíveis para a exportação do ficheiro SAF-T: Normal, Regularizações do período de tributação, Apuramento de resultados e Movimentos de ajustamento. O preenchimento das tipificações para cada diário é obrigatório quando o conteúdo selecionado é Contabilidade integrada com a faturação ou Contabilidade.

Separador Autofaturação

 Neste separador é possível definir filtros aquando da exportação do ficheiro de autofaturação.
Tipo de Documento Permite definir filtros por tipo de documento (configurados como sendo de autofaturação) dos movimentos a exportar.
Secção Permite definir filtros por secção dos documentos a exportar.
Entidades Permite definir filtros por fornecedor dos movimentos a exportar.

Separador Email

 Neste separador é possível indicar informações relativas ao email a enviar aquando da exportação do ficheiro de autofaturação.
Enviar e-mail Indica se será enviado um email com o ficheiro de autofaturação gerado. Os campos de informação que estão neste separador só estão disponíveis quando a opção Enviar email está selecionada.
     Mensagem
Para Indica o tipo de contacto que será utilizado para determinar o valor do campo Para do email.
Para – e Indica o endereço eletrónico que será colocado no campo Para do email. É um campo alfanumérico com um tamanho máximo de 255 caracteres.
CC Indica o tipo de contacto que será utilizado para determinar o valor do campo CC do email.
CC – e Indica o endereço eletrónico que será colocado no campo CC do email. É um campo alfanumérico com um tamanho máximo de 255 caracteres.
BCC Indica o tipo de contacto que será utilizado para determinar o valor do campo BCC do email.
BCC – e Indica o endereço eletrónico que será colocado no campo BCC do email. É um campo alfanumérico com um tamanho máximo de 255 caracteres.
Assunto Permite indicar o assunto do email. É um campo alfanumérico com um tamanho máximo de 255 caracteres.
Incluir Identificação do Documento no Assunto Indica se ao campo Assunto será acrescentada a informação referente ao documento em edição. Se esta opção estiver selecionada, o campo Assunto terá, também, a indicação da abreviatura, número e secção do documento.
Formato Html Permite especificar se o email deve respeitar o formato html.
Tags Apresenta uma combo para seleção de consultas disponíveis de fornecedores. As consultas apresentadas são as que têm o comando de entidades fornecedores.
Valor O valor das tags a utilizar são os campos de uma consulta. A tag é colocada na caixa de texto Mensagem e é depois substituída pelo valor correspondente. É possível adicionar as tags às caixas de texto por duplo clique.
Mensagem Texto da mensagem do email. É um campo alfanumérico sem limite de tamanho.
Gerar atividade do tipo: Permite indicar o tipo de atividade a gerar, por defeito, aquando da emissão do email a partir do movimento associado.

Operações Disponíveis

Gravar Permite gravar, por empresa, as parametrizações definidas.
Gerar Permite gerar o ficheiro SAF-T AO. O ficheiro gerado é um ficheiro normalizado em formato .xml, produzido de acordo com as especificações técnicas publicadas na Portaria 47/2021 de 07/10. Este formato de ficheiro será requerido para o cumprimento da comunicação de movimentos de contabilidade, documentos de conferência, documentos de recibos emitidos e inventários.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.
Artigos Relacionados
Análise DPO Anonimização Emissão de Consentimento Editar Dashboard Editor de Widgets