Plataforma Marketing & Vendas
Point of Sales (POS)
Configurações e Utilitários
Explorações
Administrador
Compras
Configurações e Utilitários
Comércio Externo
Fluxos Documentais
Explorações
Administrador
Inventário Recursos Humanos Finanças Equipamentos e Ativos
Configurações e Utilitários
Explorações
Administrador
Serviços Produção
Terminal de Recolha
Track & Trace
Configurações e Utilitários
Explorações
Administrador
Construção Office Extensions Fiscal Reporting Accounting Automation Dashboards Personal Data Manager Filiais Apps/Integrações
V10 FinançasContabilidadeLançamentos
FinançasContabilidadeLançamentos
Lançamentos
Voltar | Lista de Artigos

Planos e Classes de Contas

Última alteração a 10/04/2024
Este artigo é aplicável a:
PT
ES
AO
CV
MZ
ST
GW
Professional
Executive
Public Sector
Omnia
Evolution

Nos lançamentos contabilísticos, encontra-se disponível um conjunto de opções que permitem analisar as contas, planos e classes.

Rubricas de Contas

Nesta tabela são definidas as rubricas de contas que permitem a utilização de uma fórmula predefinida a partir de um identificador. Poderá criar novas rubricas ou utilizar as disponibilizadas pela aplicação, identificadas como rubricas de sistema.

Campo Descrição
Descricao Descrição da Rubrica de Conta.
Formula Fórmula associada à Rubrica de Conta.
Rubrica Código da Rubrica de Conta.
Sistema Indica se é uma Rubrica definida pelo sistema ou criada.

A lista F4 apresenta as rubricas de conta filtradas pela opção Sistema.

Máscaras de planos alternativas

Nesta opção é possível configurar, para cada conta do plano alternativo, as máscaras das contas do plano base que devem ser mapeadas. Cada máscara define uma conta ou um conjunto de contas do plano base, cujos movimentos serão refletidos para a conta alternativa.

A partir destas configurações, é possível criar as associações entre as contas do plano base e as contas do plano alternativo de forma automática. Este mapeamento é automaticamente efetuado ao gravar as configurações, introduzindo as contas do plano base na tabela Contas do Plano Alternativo, no respetivo plano, exercício e conta alternativa.

Nas empresas com sede em Portugal e com referencial contabilístico SNC-Base, Microempresa ou NIC, esta manutenção também serve de suporte à configuração das Taxonomias das contas do plano base.

Neste caso, está disponível disponibiliza um plano de taxonomias e um template de máscaras predefinidos.

Campo Descrição
Exercício Indicar o exercício pretendido.
Plano Alternativo Escolher o Plano Alternativo. A grelha é carregada automaticamente com as contas do plano alternativo do exercício selecionado.
Conta Alternativa Coluna não editável que é carregada com todas as contas existentes no plano alternativo para o exercício selecionado.
Descrição Coluna não editável que apresenta a descrição da conta alternativa.
Máscaras do Plano Coluna não editável que apresenta as máscaras definidas para a conta alternativa da linha.
Alt. Coluna não editável que indica se uma linha tem (ou não) alterações pendentes de gravação. Esta opção fica automaticamente selecionada se forem introduzidas alterações na coluna de máscaras do plano, do lado direito da janela.
Máscaras do Plano Coluna editável. Para cada conta do plano alternativo, é possível alterar as máscaras definidas. Podem ser indicadas várias máscaras para cada conta do plano alternativo. Sempre que é efetuada uma alteração nesta área, a opção da coluna Alt. é automaticamente ativada para a conta alternativa em questão, indicando assim ao utilizador que existem alterações por gravar.

Nota: Ver exemplos de Formação de máscaras em baixo.

Exemplos de Formação de Máscaras

Exemplo 1:

Associar todas as contas do plano base começadas por 11 à conta do plano alternativo 1.

Indicar a máscara 11 na linha da conta alternativa 1.

Exemplo 2:

Associar todas as contas do plano base começadas por 121 e 221 à conta do plano alternativo 12.

Indicar as máscaras 121 e 221 na linha da conta alternativa 12.

Exemplo 3: 

Associar todas as contas do plano base cujo código começa por 723, 724727 à conta do plano alternativo 515.

Indicar a máscara 72[347] na linha da conta alternativa 515.

Exemplo 4: 

Associar todas as contas do plano base cujo código começa por 43811 e 43821 à conta do plano alternativo 275.

Indicar a máscara 438[12]1 na linha da conta alternativa 275.

No menu de contexto são disponibilizadas as seguintes operações:

  • Validar contas sem Plano Alternativo: Devolve uma lista das contas do plano base que se encontram nas seguintes situações:
    – Não estão associadas a nenhuma conta do plano alternativo;
    – Estão associadas a mais do que uma conta do plano alternativo.
  • Validar máscaras do Plano Alternativo: Devolve uma lista das configurações que não respeitam as máscaras definidas.
  • Repor Taxonomias de Sistema (apenas para empresas com sede em Portugal e com referencial contabilístico Microempresa, SNC-Base ou NIC): Repõe o plano alternativo de Taxonomias de sistema.

Contas do plano alternativo

A tabela de Contas do Plano Alternativo contém um plano base cujas contas podem refletir para um plano alternativo.

Exemplo:

  • Plano Alternativo: ESP;
  • Conta: 100;
  • Contas do plano base que refletem para a conta 100: 111,112,119 (...)
Campo Descrição
Conta Identificador da conta do plano base a partir da qual se devem recolher os movimentos/saldos sempre que a conta do plano alternativo for solicitada.
Nota: É obrigatório indicar sempre contas de movimento do plano base embora seja possível que, para uma mesma conta do plano alternativo, seja recolhida informação de diversas contas do plano base.
Conta Plano Base Conta do plano base que reflete para a conta do plano alternativo.
Exercício Exercício ao qual a conta se refere.
Plano Identificador do Plano Alternativo.

No menu de contexto é disponibilizada uma validação que verifica se existem contas do plano base nas seguintes condições:

  • Não associadas a nenhuma conta do plano alternativo;
  • Configuradas em mais do que uma conta do plano alternativo (por exemplo, a conta 111 do plano base estar, simultaneamente, configurada na conta 111 e 112 do plano alternativo).

Plano de Contas

O Plano de Contas, disponível em FinançasContabilidade | Recursos | TabelasPlanos, é uma tabela que contém a definição da estrutura de contas, para cada exercício contabilístico, da sua contabilidade.

Poderá adaptar, modificar ou criar o plano proposto em cada exercício para atender às reais necessidades da empresa, cuja contabilidade se pretende processar com este programa. É também nesta tabela que poderá definir a relação da Contabilidade Financeira com a Contabilidade Analítica, com os Centros de Custo e com o processamento automático do IVA.

Na criação, modificação ou anulação de contas do Plano de Contas, o programa oferece múltiplas facilidades e/ou restrições, nomeadamente:

  • Só é possível criar contas em exercícios contabilísticos existentes;
  • Só é possível criar contas que estejam previstas no Código de Contas do SNC. Assim, a criação de subcontas apenas é possível nas situações em que estão indicados 3 pontos (“...”) na Estrutura do Código de Contas;
  • Nunca é possível criar uma conta com um código com menos de 2 dígitos;
  • Se criar uma conta com mais de 2 dígitos e não existir a correspondente conta razão (2 dígitos), o sistema cria automaticamente esta última;
  • Se criar uma conta com o mesmo radical que outra já existente (que seja conta de movimentos) mas com maior número de dígitos (portanto uma nova conta de movimentos), o sistema copia automaticamente todos os movimentos dessa conta para a nova conta, refaz a integração de acumulados e marca a conta existente como conta integradora;
  • Não é possível anular uma conta com movimentos;
  • Em cada conta é possível configurar chaves de repartição para reflexão das contas da analítica para a mesma natureza ou natureza contrária. Conforme a entidade em causa, as contas de custo e proveitos terão que ser configuradas com as respetivas chaves de repartição previamente definidas;
  • Ao eliminar uma conta que esteja incluída como conta do plano base de um plano alternativo, o evento de anular vai também refletir-se no plano alternativo, isto é, essa entrada é também eliminada da base de dados.

Poderá consultar todos os campos disponíveis nos seguintes separadores:

Plano de Contas

Campo Descrição
Exercício Campo que identifica o exercício contabilístico.
Nota: Só é possível selecionar anos para os quais existam exercícios contabilísticos criados.
Conta Código de identificação de uma conta. Constituídas por até 15 caracteres numéricos, as contas podem ser de razão (contas de 2 dígitos), integradoras ou de movimento. Alguns dos campos apenas estão disponíveis quando o programa deteta que se trata de criar/alterar uma conta de movimentos.
Descrição Descrição da conta.
Inativo Indica se a conta está inativa. Permite bloquear contas do plano independentemente do período.
Conta Alternativa Descrição da conta alternativa. Utilizado no ConvertSNC.
Descrição Alternativa Descrição da conta alternativa. Utilizado no ConvertSNC.
Classe Identificador do grupo ao qual a conta se encontra associada. Utilizado para efetuar ajustes de natureza. É o grupo ao qual a conta pertence que define os dias de médio e longo prazo, bem como o seu tipo (Resultados ou Balanço). Ao definir o valor deste campo, é possível refletir esse valor para as suas sub-contas.

Geral

Campo Descrição
Taxonomias Disponível apenas para empresas com localização PT e é utilizado nas empresas com referencial contabilístico: SNC-BaseMicroempresas e NICs.

O campo informativo apresenta a conta alternativa do plano Taxonomias, que se encontra associada à conta. O campo não é editável caso seja possível atribuir automaticamente a taxonomia. Caso não seja possível, irá surgir uma lista apenas dos valores possíveis para as subcontas da respetiva hierarquia das contas.

Classe Iva Campo onde é identificada a Classe de IVA associada à conta. A Classe de IVA tem de ser relativa a uma conta de último grau desse plano. Nota: Na introdução de movimentos, quando se efetua um movimento que tenha associado uma Classe de IVA, o programa pesquisa no Plano de IVA a Classe de IVA, verifica qual a taxa de IVA que lhe está associada e lança automaticamente um movimento em que a conta é a conta de IVA associada à Classe de IVA e o valor é igual ao valor do IVA calculado com base no valor do movimento origem e na taxa de IVA. Se pretender, poderá usar na definição da Classe de IVA, os caracteres ? ou *. Se indicar Classe de IVA 23?1, ao efetuar um movimento na conta, o programa solicita ao utilizador o preenchimento do dígito correspondente à posição do caracter ?. Se usar o caracter *, o programa, coloca na coluna do IVA da janela de Introdução, os caracteres à esquerda do *. Ao operador, caberá preencher os restantes de modo a completar a Classe de IVA.
Classe Selo Campo onde é identificada a Classe de Selo associada à conta. A Classe de Selo tem de ser relativa a uma conta de último grau desse plano. Nota: Na introdução de movimentos, quando se efetua um movimento que tenha associado uma Classe de Selo, o programa pesquisa no Plano de Selo a Classe de Selo, verifica qual o valor a aplicar que lhe está associado e lança automaticamente um movimento em que a conta é a conta de Selo associada à Classe de Selo. O valor do Selo é calculado com base no valor do movimento origem e na taxa de Selo ou pela quantidade introduzida a multiplicar pelo valor fixo indicado no Selo. Existindo, por vezes, um valor mínimo do Selo a aplicar no movimento. Se pretender poderá usar na definição da Classe de Selo, os caracteres ? ou *. Se indicar Classe de Selo 3231?, ao efetuar um movimento na conta, o programa solicita ao utilizador o preenchimento do dígito correspondente à posição do caracter ?. Este campo não está disponível no mercado de Espanha.
Retenções na Fonte Indica se a conta tem (ou não) retenção na fonte. Indica a natureza da retenção na fonte:

  • D - Débito;
  • C - Crédito;
  • A - Ambas.
Tratamento de Pendentes Indica se a conta trata (ou não) pendentes.
Integração com Imobilizado Indica se a conta efetua (ou não) integração com o imobilizado.
Custo Fixo Percentagem de custo fixo associado à conta. No configurador de mapas existe uma fórmula especifica que devolve a percentagem do saldo de uma conta correspondente ao custo fixo.
Item Tesouraria Identificador do item Tesouraria associado à conta. Utilizada para classificar documentos contabilísticos.
Permite alteração do Item Tesouraria Indica se o item de tesouraria associado à conta pode (ou não) ser alterado no lançamento de um movimento na Contabilidade.

Diferenças Cambiais

Campo Descrição
Efetua tratamento de diferenças cambiais Se a conta está sujeita a correção monetária. Se sim, é necessário indicar a moeda (campo Moeda Valores) em que os valores são lançados na conta.
Moeda Se a conta faz correção monetária, é necessário indicar a moeda dos valores.

Integração com Logística

Campo Descrição
Conta Tipo de conta a utilizar na geração do pendente.
Entidade Código da entidade associada à conta. Quando preenchido o lançamento da conta, o sistema irá sugerir esta entidade.
Estado Estado da conta corrente na integração da conta com a Tesouraria (quando gera pendentes).
Integra com Contas Correntes Define se a conta gera pendentes. Se sim, quando a conta é lançada nos movimentos da Contabilidade, deverá garantir que se utiliza um documento contabilístico com integração às contas correntes. De outra forma, o pendente não será gerado.
Permite alteração dos dados da Entidade ... Indicar se ao lançar a conta num documento contabilístico se pode proceder à alteração dos dados da entidade.
Permite alteração dos dados de Integração ... Indica se ao lançar a conta num documento contabilístico se pode proceder à alteração dos dados do documento de contas correntes.
Tipo Tipo de entidade associado à conta. Quando preenchido, o sistema irá sugerir este tipo de entidade no lançamento da conta nos movimentos da Contabilidade.

Reflexões

Campo Descrição
Chave de Rep por Centros de Custo Chave de repartição a usar na repartição do valor movimentado pelos Centros de Custo.
Chave de Rep. para Analítica mesma natureza Chave de repartição a usar na repartição do valor movimentado pelas contas da analítica da mesma natureza.
Chave de Rep. para Analítica natureza inversa Chave de repartição a usar na repartição do valor movimentado pelas contas da analítica de natureza inversa.
Chave de Rep. por Funções Chave de repartição a usar na repartição do valor movimentado pelas Funções.
Lanç. a 100% em Analítica mesma natureza Conta a movimentar mesma natureza. Equivale à indicação da conta para a qual se pretende efectuar um reflexão automática. Podem usar-se os caracteres especiais ? ou *.
Nota: A conta especificada neste campo é movimentada a débito sempre que a conta origem o for e é movimentada a crédito quando o mesmo acontecer com a conta origem.
Lanç. a 100% em Analítica natureza inversa Conta a movimentar natureza inversa. Equivale à indicação da conta para a qual se pretende efetuar um reflexão automática. Podem usar-se os caracteres especiais ? ou *.
Nota: A conta especificada neste campo é movimentada a crédito sempre que a conta origem for movimentada a débito e é movimentada a débito quando a conta origem for movimentada a crédito.
Lanç. a 100% em Centro de Custos Centro de Custo que se pretende movimentar quando se movimenta a conta origem. Neste campo indica-se uma conta de movimento de Centros de Custo. Podem usar-se os caracteres especiais ? ou *.
Nota: Se se movimentar a conta origem a débito, o centro de custo é também movimentado a débito. Se se movimentar a conta origem a crédito, o centro de custo é movimentado a crédito.
Lanç. a 100% em Funções Função que se pretende movimentar quando se movimenta a conta origem. Neste campo indica-se uma conta de movimento do Plano Funcional. Podem usar-se os caracteres especiais ? ou *.
Nota: Se se movimentar a conta origem a débito, o centro de custo é também movimentado a débito. Se se movimentar a conta origem a crédito, o centro de custo é movimentado a crédito.
Repartição por Plano de Execução de Projecto Projeto que se pretende movimentar quando se movimenta a conta origem.

Acerto de Balanço

Campo Descrição
Contrapartida Dif. Cambiais Conta de ajuste de balanço utilizada como contrapartida das contas anteriores. Este conta deverá ter o mesmo prefixo da conta de referência de forma a afetar a mesma no balanço.
Dif. Cambiais Desfavoráveis Conta utilizada para lançar diferenças cambiais desfavoráveis para a empresa.
Dif. Cambiais Favoráveis Conta utilizada para lançar diferenças cambiais a favor da empresa.

Contas de Ajuste

Campo Descrição
Ajuste a Longo Prazo Conta utilizada para lançar ajustes de maturidade quando os dias do pendente ultrapassam o longo prazo (prazo definido pelo grupo ao qual a conta pertence).
Ajuste a Médio Prazo Conta utilizada para lançar ajustes de maturidade quando os dias do pendente se encontram entre o médio e o longo prazo (prazos definidos pelo grupo ao qual a conta pertence).
Ajuste de Natureza Conta utilizada para lançar ajustes devido a saldos anómalos.
Contrapartida de Ajustes Conta utilizada como contrapartida do lançamento de ajustes.

Atividades

Campo Descrição
Atividade Identificador da atividade.
Conta a Débito Identificador da conta débito da atividade.
Tipo de Cálculo Identificador do tipo de cálculo:

  • M - Manual;
  • A - Automático;
  • S - Sugerido.
Unidade Identificação da unidade associada à atividade.

Planos alternativos

Campo Descrição
Plano Campo não editável. Lista dos planos alternativos existentes na empresa.
Descrição Descrição do Plano Alternativo.
Conta Alternativa Campo editável apenas quando a conta indicada na coluna Conta Base é uma conta de movimento. Indica a conta alternativa associada à conta do plano base. Se a coluna Conta Base não tiver valor ou se esta for uma conta de movimento, é possível indicar uma conta alternativa nesta manutenção. Ao gravar esta alteração, será criado o mapeamento da conta do plano base com a conta do plano alternativo.
Descrição Descrição da conta alternativa indicada.
Conta Base Campo não editável. Conta Base associada à conta do plano alternativo. Pode ser a própria conta uma conta integradora.
A última coluna indica se a linha é ou não editável

Classe de Contas

A tabela "Classe de Contas", que contém os grupos de contas, é utilizada para realizar ajustes e passagens de saldos. Se definir um limite de médio prazo, então também será necessário definir um limite de longo prazo (e vice-versa). Uma Classe de Contas não poderá ser eliminada se se encontrar associada a pelo menos uma conta, do Plano de Contas.

Esta opção está disponível em Finanças | Contabilidade | Recursos | Tabelas | Planos | Classes de Contas.

Campo Descrição
Descrição Descrição do grupo de contas.
Exercício Campo que identifica o exercício contabilístico. De notar que só é possível selecionar anos para os quais existam exercícios contabilísticos criados.
Classe Identificador da classe.
Longo Prazo Número de dias que define o longo prazo.
Médio Prazo Número de dias que define o médio prazo.
NaturezaEsperada Código da natureza das contas.

  • Ambas
  • Crédito
  • Débito
Tipo Indica o tipo de grupo:

  • R - Resultados: Liquidados contra a conta de resultados, 881, sendo que a conta de resultados é de balanço;
  • B - Balanço: Contas que transitam para o ano seguinte na criação do documento de abertura.
Guardar ou partilhar este artigo
Esta página foi útil?
Obrigado pelo seu voto.

Faça login para deixar a sua opinião.

Obrigado pelo seu feedback. Iremos analisá-lo para continuarmos a melhorar!
Artigos Relacionados
Plano de IVA Como criar tipos de lançamento? Recolha de Valores para Retenções na Fonte Como liquidar pendentes? Recapitulativos